Narrativas: uma proposta de formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Matemática no Sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p51-56Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a integração das narrativas como uma proposta de formação dos bolsistas de iniciação a docência (ID) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no subprojeto de Matemática em uma Universidade no Sul da Bahia no período de outubro/2016 a fevereiro/2018. O aporte teórico buscou resgatar o debate sobre narrativas na Educação Matemática, bem como, discutir suas principais contribuições na formação inicial dos bolsistas IDs trazendo à tona as percepções e reflexões sobre a prática docente em sala de aula. No desenvolvimento deste trabalho foram adotadas as técnicas da abordagem exploratória o que permitiu o acompanhamento dos participantes durante a realização das atividades inerentes ao subprojeto de Matemática. A produção das narrativas pelos (16) dezesseis participantes sobre sua experiência evidenciaram as contribuições do PIBID na formação inicial e apontou para a adoção de possíveis estratégias para promover o desenvolvimento de habilidades profissionais. Para analisar as narrativas foram adotados os seguintes métodos: o de conteúdo e o estatístico denominado classificação hierárquica de similaridade tendo como suporte os softwares CHIC e Iramuteq. Como resultados, foi possível verificar diferentes percepções dos bolsistas ID com relação a participação do PIBID/Matemática, bem como, os impactos na sua formação inicial. Verificou-se também que as narrativas se mostraram como uma proposta eficaz na formação inicial para trazer reflexões sobre o fazer pedagógico do futuro professor de Matemática.
Palavras-chave: Narrativas. PIBID/Matemática. Formação Inicial
Abstract
The purpose of this article is to present the integration of narratives as a proposal for the training of scholarship holders in the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) in the Mathematics subproject at a University in the South of Bahia in the period from October 2016 to February 2018. The theoretical contribution sought to rescue the debate about narratives in Mathematics Education, as well as to discuss their main contributions in the initial formation of the scholarship IDs, bringing to the fore the perceptions and reflections about the teaching practice in the classroom. In the development of this work, the techniques of the exploratory approach were adopted, which enabled the participants to be followed during the activities inherent to the Mathematics subproject. The production of the narratives by the 16 participants about their experience evidenced the contributions of the PIBID in the initial formation and pointed to the adoption of possible strategies to promote the development of professional skills. In order to analyze the narratives, the following methods were adopted: the content and the hierarchical classification of similarity using the CHIC and Iramuteq software. As a result, it was possible to verify different perceptions of ID scholarship holders regarding PIBID / Mathematics participation, as well as the impacts on their initial formation. It was also verified that the narratives were shown as an effective proposal in the initial formation to bring reflections on the pedagogical doing of the future professor of Mathematics.
Keywords: Narratives. PIBID / Mathematics. Initial Formation
Referências
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Presses Univcrsitaires de France.
Cunha, M. I. (1997). O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus.
Brasil, (2018). MEC/SEF Base Nacional Comum Curricular. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf> Acesso em 22/12/2017.
Maloney, J. et al (2017). Scratch: A Sneak Preview. Second International Conference on Creating, Connecting, and Collaborating through Computing. kyoto, Japan. p. 104-109, 2004. Disponível em: <https://llk.media.mit.edu/papers/ScratchSneakPreview.pdf> Acesso em 01/10/2017.
Mizukami, M. G. N. et al. (2003). Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar..
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.
Penereiro, J. C. & Lombardo, D. H (2012). A modelagem matemática aplicada às questões ambientais: uma abordagem didática no estudo da precipitação pluviométrica e da vazão dos rios. Milenium, (42), 27-47.
Reis, P. R (2008). As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances, 14(16), 17-34.
Salgado, M. U. C. (2000). Um olhar inicial sobre a formação de professores em serviço. In: a., Romeiro. Salto para o futuro: um olhar para a Escola/Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed.
Schön, D. A (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Souza, L. C. P., & Freitas, M. C. D. (2010). Adequação do projeto político pedagógico na Educação Básica com a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Ecologia. Disponível em .
Symanski, H. (2004). A entrevista na educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro.