Dificuldades dos Alunos do Ensino Médio na Resolução de Problemas Propostos em Avaliações de Larga Escala: um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p269-277Resumo
Resumo
Neste artigo traz-se um relato de experiência que tem por objetivo analisar as heurísticas de resolução de problemas apresentadas por estudantes da primeira série do Ensino Médio. Investigam-se as heurísticas a partir dos registros e manifestações dos participantes e busca-se verificar se as dificuldades nas resoluções possuem relação com a natureza ou com o contexto do problema. Os problemas propostos na intervenção envolveram conceitos algébricos, cálculo de área e perímetro, com natureza e contexto distintos, e foram resolvidos por um grupo voluntário de estudantes. Para analisar as respostas dos alunos, busca-se apoio nos pressupostos teóricos da heurística de resolução de problemas do Schoenfeld, Bruder e na perspectiva da mudança e jogo de quadros de Douady. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram diferentes heurísticas, ligadas a diferentes quadros, para resolverem o mesmo problema. As heurísticas apresentadas nas soluções evidenciaram que o contexto do problema não causou dificuldades de interpretação e não interferiu na mobilização de estratégias, mas a natureza dos problemas foi o que causou mais dificuldades ao pensar matemático dos estudantes.
Palavras - chave: IDEB. Ensino Médio. Heurística. Mudanças de Quadros.
Abstract
In this article, we bring an experience report that aims to analyze the problem-solving heuristics of high school 1st grade students. We investigated the heuristics from the records and manifestations of the participants, seeking to verify whether the difficulties of the students to solve problems of large-scale evaluations, whether due to the nature or context of the problems. The problems proposed in the intervention involved algebraic concepts and area and perimeter calculation, with different nature and context, and were solved by a voluntary group of students. To analyze the students' answers, we sought support in the theoretical assumptions of the problem-solving heuristic of Schoenfeld, Bruder and from the perspective of the change and play of Douady's frames to analyze the students' responses. The results showed that the students presented different heuristics, linked to different pictures, to solve the same problem. The heuristics presented in the solutions showed that the context of the problem did not cause difficulties in interpretation and did not interfere in the mobilization of strategies, but the nature of the problems was what caused the most difficulties in the students’ mathematical thinking.
Keywords: IDEB. High School. Heuristics. Frame Change.