Ensino de Dados e Probabilidades nas Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n2p128-137Resumo
Neste artigo analisam-se e discutem-se as orientações curriculares das Aprendizagens Essenciais do ensino básico, programa de matemática português, no que diz respeito ao tema Dados e Probabilidades, tendo em conta as recomendações recentes para o ensino desse tema. No estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e recorreu-se à análise de conteúdo, tendo-se começado por analisar os aspectos gerais do tema e prosseguiu-se com a análise detalhada dos tópicos Dados e Probabilidades, e em cada um deles os respectivos subtópicos e conteúdos, organizando-se os resultados por ano escolar de cada ciclo de estudos do ensino básico. Em termos de resultados, no tópico Dados, salientam-se as investigações estatísticas e a estruturação do programa a partir das suas etapas, a seleção das ferramentas estatísticas a aplicar na análise estatística, a interpretação e conclusão de resultados estatísticos obtidos pelos alunos ou publicados nos media, a comunicação e divulgação das conclusões obtidas e o recurso a tecnologias digitais. No tópico Probabilidades destaca-se o estudo informal de acontecimentos e de probabilidade como grau de convicção, valor compreendido entre 0% e 100% e frequência relativa até ao 7º ano, introduzindo-se nos anos seguintes a definição formal de acontecimento, as operações com acontecimentos e a regra de Laplace.
Palavras-chave: Programa Escolar. Ensino Básico. Dados e Probabilidades.
Abstract
This article analyses and discusses the curricular guidelines of the Essential Learning of basic education, a Portuguese mathematics programme, with regard to the topic Data and Probability, taking into account recent recommendations for teaching this topic. The study adopted a qualitative approach and used content analysis, starting by analysing the general aspects of the topic and continuing with a detailed analysis of the Data and Probability topics, and in each of them the respective subtopics and contents, organising the results by school year of each cycle of studies in basic education. In terms of results, in the Data topic, the highlights are the statistical investigations and the structuring of the programme based on its stages, the selection of statistical tools to be applied in the statistical analysis, the interpretation and conclusion of statistical results obtained by students or published in the media, the communication and dissemination of the conclusions obtained and the use of digital technologies. In the Probabilities topic, the informal study of events and probability stands out as a degree of conviction, a value between 0% and 100% and relative frequency up to the 7th year, introducing in the following years the formal definition of an event, operations with events and Laplace's.
Keywords: Syllabus. Basic Education. Data and Probability.