Releitura das Apreensões em Geometria e a Ideia de Expansão Figural a Partir dos Estudos de Raymond Duval
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p303-310Resumo
Procurou-se neste trabalho revisitar a noção de apreensão na aprendizagem da geometria com objetivo de renomear apreensões de forma a atribuir, a cada uma delas, o papel que toma na resolução de problemas em geometria com figuras. A partir dessa busca, identificou-se um tipo de expansão discursiva fortemente presente e que tem o papel de listar as regras ou resultados matemáticos oriundos da identificação de elementos geométricos na figura. Pretendeu-se, portanto, neste estudo deixar bastante visível essas operações semiocognitivas presentes na resolução de problemas em geometria.
Palavras-chave: Apreensões em Geometria. Expansão Discursiva. Resolução de Problemas.
Abstract
This paper sought to revisit the notion of apprehension in geometry learning with the goal of renaming apprehensions in order to assign to, each of them, the role it takes in solving problems in geometry with figures. From this search, it was identified a type of discursive expansion strongly present and that has the role of listing the rules or mathematical results arising from the identification of geometric elements in the figure. It was intended, therefore, in this study to make quite visible these semiocognitive operations present in geometry problem solving.
Keywords: Apprehensions in Geometry. Discursive Expansion. Problem Solving.