Aprendizagem de Geometria Esférica Por Meio do Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p353-362Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições do software GeoGebra no processo de aprendizagem da Geometria Esférica, um tipo de geometria não euclidiana. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, envolvendo um grupo de estudantes de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do estado da Bahia. As técnicas de coleta de dados consistiram na na realização de entrevistas semiestruturadas e na aplicação de uma sequência de atividades contendo construções geométricas que foram realizadas pelos participantes no GeoGebra. Os resultados obtidos apontaram que construções realizadas no software favorecem a introdução de conceitos da Geometria Esférica, seja na criação ou refutação de conjecturas, seja na validação de resultados.
Palavras-chave: Geometria Esférica. GeoGebra, Aprendizagem de Geometria.
Abstract
This article aims to identify the contributions of GeoGebra software in the process of learning Spherical Geometry, a type of non-Euclidean geometry. In this sense, a qualitative field research was carried out, involving a group of students from an undergraduate course in mathematics at a public university in the state of Bahia. The techniques of data collection consisted of applying a sequence of activities involving geometric constructions in the GeoGebra and conducting semi-structured interviews. The results showed that, through these constructions, it was possible to introduce GE to the participants. It was possible to identify the Spherical Geometry contents properly understood by these actors and the contributions of the software in this process.Idem resumo.
Keywords: Spherical Geometry. Geogebra. Geometry Learning.