Pesquisas em Educação Matemática Fundamentadas na Teoria dos Campos Conceituais: um Mapeamento a Partir dos Anais do SIPEM
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p180-191Resumo
Resumo
A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) tem como foco o estudo da construção de conceitos pelos sujeitos, a partir da vivência de situações. No intuito de conhecer a difusão desta teoria no âmbito das pesquisas em Educação Matemática, buscou-se, neste artigo, caracterizar como a TCC se apresenta em pesquisas publicadas nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Para tanto, foi realizado um mapeamento de pesquisas fundamentadas na TCC publicadas nos Anais dos SIPEM´s ocorridos entre os anos de 2000 e 2021. Nesta busca, afigurou-se 50 pesquisas e, a partir da leitura desse material, foram identificadas informações quanto ao conteúdo matemático considerado, a questão ou problema de pesquisa, aos objetivos, aos sujeitos e aos aspectos da TCC utilizados. Para as análises, as pesquisas foram agrupadas em quatro categorias: Diversidade de situações-problema; Estratégias de resolução de situações-problema; Invariantes operatórios; e Teoria dos Campos Conceituais e o saber docente. As análises mostraram que os sujeitos das pesquisas são professores do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os conteúdos matemáticos mais frequentes são as operações aditivas e multiplicativas. No que se refere aos aspectos da TCC, houve uma predominância de pesquisas que buscam identificar estratégias de resolução de situações-problema, seguido pela investigação de situações-problema em livros didáticos. Além disso, foi possível observar que ainda são poucas as pesquisas que buscam identificar invariantes operatórios. As pesquisas que focaram no saber docente mostram a importância de cursos de formação que discutam aspectos dos campos conceituais aditivo e multiplicativo.
Palavras-chave: Didática da Matemática. Situações-Problema. Campo Conceitual das Estruturas Aditivas. Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas.
Abstract
The Theory of Conceptual Fields (TCF) focuses on the study of the construction of concepts by the subjects, from the experience of situations. In order to know the diffusion of this theory within the scope of research in Mathematics Education, this article sought to characterize how TCF is presented in researches published in the Annals of the International Seminar on Research in Mathematics Education (SIPEM). For this, a mapping of researches based on the TCF published in the Annals of SIPEM that took place between 2000 and 2021 was carried out. In this search, 50 researches supported by the TCF appeared and, from the reading of this material, we sought to identify, among others, information regarding the mathematical content considered, the question or research problem, the objectives, subjects and aspects of the TCF used. For the analyses, the researches were grouped into four categories: Diversity of problem situations; Strategies for solving problem situations; Operative invariants; and, the Theory of Conceptual Fields and Teaching Knowledge. The analyzes showed that the research subjects are Elementary School teachers and Elementary, Middle and Higher Education students. The most frequent mathematical contents are additive and multiplicative operations. As far as aspects of the TCF are concerned, there was a predominance of researches that seek to identify strategies for solving problem situations, followed by the investigation of problem situations in textbooks. In addition, it was possible to observe that there are still few studies that seek to identify operative invariants. The researches that focused on teaching knowledge show the importance of training courses that discuss aspects of the additive and multiplicative conceptual fields.
Keywords: Didactics of Mathematics. Problem Situations. Conceptual field of Additive Structures. Conceptual Field of Multiplicative Structures.