Desafios que Permeiam o Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Matemática a Partir de um Estado da Arte

Autores

  • Marcos Sergio Carvalho Rebouças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. , RN, Brasil.
  • Rafaella Marques de Souza Rebouças Faculdade Educacional da Lapa., PR, Brasil.
  • Flaviane Carvalho Rebouças Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. , RN, Brasil.
  • Flávia Carvalho Rebouças Universidade Estadual do Rio Grande do Norte., RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p378-382

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento e posterior descrição dos desafios que marcam a utilização de metodologias ativas no ensino da matemática. A pesquisa baseia-se em um estado da arte, realizados a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, endossada numa abordagem qualitativa, descritiva e procedimentalmente bibliográfica. Para localizar o leitor frente o objeto de estudo, uma breve apresentação sobre as metodologias ativas foi disposta no referencial teórico. Após o mapeamento, feito com auxílio dos algoritmos da própria base de dados consultada, realizou-se uma a sistematização, análise e síntese acerca dos principais desafios que permeiam a apropriação de práticas inovadoras, conforme apontados pelos autores em suas respectivas dissertações. Daí percebe-se que as principais incitações são de cunhos formativos e curriculares. Os trabalhos filtrados e cuidadosamente examinados concordam que a preparação docente e o currículo estão no topo da lista das pelejas que precisam ser vencidas para que haja uma real mudança no sistema educacional, em especial no ensino da matemática. Salienta-se que essa pesquisa não tem o objetivo de esgotar as discussões sobre as barreiras e desafios que dificultam o uso de metodologias capazes de inserir os discentes no centro do processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Matemática. Estado da Arte.

Abstract
The present work aims to carry out a mapping and subsequent description of the challenges that mark the use of active methodologies in the teaching of mathematics. The research is based on a state of the art, carried out from the Digital Library of Theses and Dissertations, endorsed in a qualitative approach, descriptive by and procedurally bibliographical. To locate the reader facing the object of study, a brief presentation on active methodologies was arranged in the theoretical framework. After the mapping, carried out with the help of algorithms from the consulted database, systematization, analysis and synthesis of the main challenges that permeate the appropriation of innovative practices was carried out, as pointed out by the authors in their respective dissertations. Hence, it is clear that the main incitements are of formative and curricular nature. The filtered and carefully scrutinized works agree that teacher preparation and curriculum are at the top of the list of struggles that need to be won for real change in the educational system, particularly in the teaching of mathematics. It should be noted that this research does not aim to exhaust the discussions on the barriers and challenges that hinder the use of methodologies capable of placing students at the center of the learning process.

Keywords: Active Methodologies. Math. State-of-The-art.

Downloads

Publicado

2023-01-23

Como Citar

Rebouças, M. S. C., Rebouças, R. M. de S., Rebouças, F. C., & Rebouças, F. C. (2023). Desafios que Permeiam o Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Matemática a Partir de um Estado da Arte. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 378–382. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p378-382

Edição

Seção

Artigos