Lesson Study na Formação Inicial de Professores: uma Experiência no Projeto Pibid/Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p132-141

Resumo

Resumo
O presente artigo apresenta uma das atividades desenvolvidas no grupo PIBID (Matemática/Foz do Iguaçu) no ano de 2021 e que culminou com a realização de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como a Lesson Study (utilizada para a elaboração de uma aula abordando o conceito de Equação de Segundo Grau) contribui e articula a Formação Inicial e Continuada de professores de Matemática. Caracterizada como sendo uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para a elaboração dos dados fez-se uso dos seguintes meios: a) observação participante das atividades desenvolvidas valendo-se da gravação em áudio e vídeo e das notas de campo elaboradas pelos pesquisadores a partir das reuniões síncronas realizadas e b) relatórios descritivos elaborados pelos licenciandos. Como resultados observamos: a) a importância de a Formação de Professores considerar a realidade escolar para o pensar sobre essa realidade a partir da reflexão envolvendo a teoria e a prática; b) a importância de o licenciando passar a se ver como professor de modo a contribuir com a construção de sua identidade profissional; c) a importância das interações dialógicas entre os professores em exercício e os licenciandos, uma vez que essas possibilitam aprendizagens diversas para ambos e, d) a Lesson Study, enquanto um espaço formativo e colaborativo, possibilitando a articulação entre a Formação Inicial e Continuada de professores de Matemática.

Palavras-chave: Formação. Matemática. Lesson Study. PIBID.

Abstract
This article presents one of the activities developed in the PIBID group (Mathematics/Foz do Iguaçu) in 2021 and which culminated in a research whose objective was to understand how the Lesson Study (used for the elaboration of a class addressing the concept of Second Degree Equation) contributes and articulates the Initial and Continuing Education of Mathematics teachers. Characterized as a qualitative research, of the case study type, for the elaboration of the data, the following means were made: a) participant observation of the activities developed using the audio and video recording and the field notes elaborated by the researchers from the synchronous meetings held and b) descriptive reports prepared by the undergraduates. As results we observe: a) the importance of Teacher Education to consider the school reality to think about this reality from the reflection involving theory and practice; b) the importance of the undergraduate to see himself as a teacher in order to contribute to the construction of his professional identity; c) the importance of dialogical interactions between teachers in practice and undergraduates, since these enable diverse learning for both and, d) the Lesson Study, as a formative and collaborative space, enabling the articulation between initial and continuing education of mathematics teachers.

Keywords: Formation. Mathematics. Lesson Study. PIBID.

Biografia do Autor

Richael Silva Caetano, UNIOESTE

Licenciado em Matemática (2006), Mestre (2009) e Doutor (2009) em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Professor Adjunto do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Bezerra, R. C., Caetano, R. S., & Peron, L. . D. C. (2022). Lesson Study na Formação Inicial de Professores: uma Experiência no Projeto Pibid/Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(2), 132–141. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p132-141

Edição

Seção

Artigos