Relações Teóricas Possíveis Entre Robótica Educacional, Educação Matemática e Escolas do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p237-248

Resumo

Resumo
Com o propósito de responder se há, na literatura brasileira, uma interseção entre a Educação Matemática, a Robótica Educacional (RE) e as Escolas do campo, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional que teve o objetivo de investigar as possíveis relações entre essas três grandes áreas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo dois levantamentos de estudos publicados entre o período de 2010 a 2019 nas plataformas BDTD e CAPES, um deles sobre “ensino de Matemática nas escolas do Campo”, com 21 estudos encontrados; e o outro, “RE como recurso para o ensino de Matemática”, com 14 estudos encontrados. Para análise do material coletado, utilizou-se o processo de categorização mista e de análise vertical das categorias. Como resultados, verificou-se que é possível encontrar, na literatura levantada, subsídios que justifiquem o uso da RE para o trabalho com conteúdos matemáticos em escolas do campo. Em especial, práticas que relacionem os três temas podem ser desenvolvidas a partir de atividades contextualizadoras, que considerem a realidade de vivência dos estudantes, e nas quais o professor seja mediador do processo de ensino, visando à formação integral dos estudantes campesinos. Ao considerar os resultados alcançados, foi construído um produto educacional contendo possíveis práticas que podem ser trabalhadas com a RE nas escolas camponesas, contendo propostas com conteúdos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula.

Palavras-chave: Robótica Educacional. Escolas do Campo. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.

Abstract
In order to answer if there is an intersection between Mathematics Education, Educational Robotics (ER) and Rural Schools in Brazilian literature, this article presents the results of a professional master's research that aimed to investigate the possible relationships between these three major areas. In this respect, an exploratory qualitative research was carried out, involving two researches published between the period from 2010 to 2019 on the BDTD and CAPES platforms, one of them on “Mathematics teaching in rural schools”, with 21 researches found; and the other, “ER as a resource for Mathematics teaching”, with 14 researches found. In order to analyze the data collected, the process of mixed categorization and vertical analysis of the categories was used. As a result, it is possible to observe that in the literature surveyed, subsidies that justify the use of ER to work with mathematical content in rural schools can be found. In particular, practices that relate the three subjects can be developed from contextualizing activities, which consider the reality of the students' experience, in which the teacher is a mediator of the teaching process, aiming at the integral formation of rural students. An educational product was built by considering the results achieved, containing possible practices that can be worked with ER in rural schools, containing proposals with mathematical content to be worked on in the classroom.

Keywords: Educational Robotics. Rural Schools. Mathematics Teaching. Digital Technologies.

Biografia do Autor

Neumar Regiane Machado Albertoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda da linha de Educação Matemática do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), possui especialização em Tecnologias de Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), também Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Estadual do Centro Centro-Oeste. Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem interesse em estudos sobre Tecnologias Digitais para Ensino de Matemática, Robótica Educacional e Programação Intuitiva.

Érica Oliveiras dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba desde 2012, atuando como docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Escola de Tempo Integral, na área de Ciência e Tecnologia.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. É professor Associado DE da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Autor/Organizador de diversos livros, materiais didáticos e trabalhos científicos. Atuou como professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Foi coordenador e diretor de colégios, Diretor Geral da Faculdade Expoente e Coordenador Adjunto do PPGFCET. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC).

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e como formador do PNAIC. Participa de programas de formação continuada em parceria com redes municipais e estadual de ensino. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Raciocínio matemático, Aprendizagem profissional do professor.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Gross, G. F. S., Albertoni, N. R. M., Santos, Érica O. dos, Kalinke, M. A., & Trevisan, A. L. (2022). Relações Teóricas Possíveis Entre Robótica Educacional, Educação Matemática e Escolas do Campo. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(2), 237–248. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p237-248

Edição

Seção

Artigos