Relações Teóricas Possíveis Entre Robótica Educacional, Educação Matemática e Escolas do Campo
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p237-248Resumo
Resumo
Com o propósito de responder se há, na literatura brasileira, uma interseção entre a Educação Matemática, a Robótica Educacional (RE) e as Escolas do campo, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional que teve o objetivo de investigar as possíveis relações entre essas três grandes áreas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo dois levantamentos de estudos publicados entre o período de 2010 a 2019 nas plataformas BDTD e CAPES, um deles sobre “ensino de Matemática nas escolas do Campo”, com 21 estudos encontrados; e o outro, “RE como recurso para o ensino de Matemática”, com 14 estudos encontrados. Para análise do material coletado, utilizou-se o processo de categorização mista e de análise vertical das categorias. Como resultados, verificou-se que é possível encontrar, na literatura levantada, subsídios que justifiquem o uso da RE para o trabalho com conteúdos matemáticos em escolas do campo. Em especial, práticas que relacionem os três temas podem ser desenvolvidas a partir de atividades contextualizadoras, que considerem a realidade de vivência dos estudantes, e nas quais o professor seja mediador do processo de ensino, visando à formação integral dos estudantes campesinos. Ao considerar os resultados alcançados, foi construído um produto educacional contendo possíveis práticas que podem ser trabalhadas com a RE nas escolas camponesas, contendo propostas com conteúdos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula.
Palavras-chave: Robótica Educacional. Escolas do Campo. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.
Abstract
In order to answer if there is an intersection between Mathematics Education, Educational Robotics (ER) and Rural Schools in Brazilian literature, this article presents the results of a professional master's research that aimed to investigate the possible relationships between these three major areas. In this respect, an exploratory qualitative research was carried out, involving two researches published between the period from 2010 to 2019 on the BDTD and CAPES platforms, one of them on “Mathematics teaching in rural schools”, with 21 researches found; and the other, “ER as a resource for Mathematics teaching”, with 14 researches found. In order to analyze the data collected, the process of mixed categorization and vertical analysis of the categories was used. As a result, it is possible to observe that in the literature surveyed, subsidies that justify the use of ER to work with mathematical content in rural schools can be found. In particular, practices that relate the three subjects can be developed from contextualizing activities, which consider the reality of the students' experience, in which the teacher is a mediator of the teaching process, aiming at the integral formation of rural students. An educational product was built by considering the results achieved, containing possible practices that can be worked with ER in rural schools, containing proposals with mathematical content to be worked on in the classroom.
Keywords: Educational Robotics. Rural Schools. Mathematics Teaching. Digital Technologies.