A Utilização e Integração das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica do Professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p226-236Resumo
Resumo
Este artigo trata de um estudo desenvolvido em uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo compreender e descrever como os professores de Matemática utilizam e integram as tecnologias digitais na prática pedagógica. Assumimos como base teórica para esta pesquisa, com abordagem qualitativa, o estudo proposto por Mishra e Koehler (2006) que nos auxilia a compreender como o conhecimento da tecnologia entrelaça-se com os conhecimentos pedagógico e do conteúdo para a ocorrência da integração das tecnologias no ensino. Nos procedimentos metodológicos foram elaborados questionários e entrevistas e aplicados aos professores de Matemática que ministravam aulas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica. Os resultados indicaram que a integração dos conhecimentos se fez presente em vários momentos das manifestações e atuações dos professores pesquisados. No entanto, constatamos que a integração dos conhecimentos, com total ciência desse saber e fazer, necessita amadurecer, ser trabalhada, refletida sobre as experiências vividas e aprofundadas teoricamente, para a promoção da integração das tecnologias no ensino. A pesquisa realizada confirmou a importância da integração dos conhecimentos matemático, pedagógico e tecnológico pelo professor ao utilizar as tecnologias em sua prática docente e evidenciou que é na elaboração de seu planejamento de trabalho que a integração dos conhecimentos se manifesta objetivamente, tornando efetivo o uso das tecnologias digitais em suas aulas. Julgamos que nossa pesquisa contribui como um (re)pensar das práticas de sala de aula com o uso das tecnologias digitais e de novas propostas para a formação do professor de Matemática.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Ensino de Matemática. Prática Pedagógica. Professor de Matemática.
Abstract
This article deals with a study developed in a doctoral research that aimed to understand and describe how Mathematics teachers use and integrate digital technologies in pedagogical practice. We assume as a theoretical basis for this research, with a qualitative approach, the study proposed by Mishra and Koehler (2006), which helps us to understand how knowledge of technology intertwined with pedagogical and content knowledge for the occurrence of the integration of technologies in the teaching. In the methodological procedures, questionnaires and interviews were developed and applied to Mathematics teachers who taught classes in the final years of Elementary and High School Basic Education. The results indicated that the integration of knowledge was present in several moments of the manifestations and performances of the surveyed teachers. However, we found that the integration of knowledge, with full awareness of this knowing and doing, still needs to mature, be worked on, reflected on the lived experiences and theoretically deepened, to promote the integration of technologies in teaching. The carried out research confirmed the importance of the integration of mathematical, pedagogical and technological knowledge by the teacher when using technologies in their teaching practice and showed that it is in the conscious elaboration of their work planning that the integration of knowledge manifests itself objectively, making effective the use of digital technologies in their classes. We believe that our research contributes to a (re)thinking of classroom practices with digital technologies and new proposals for the formation of the Mathematics teacher.
Keywords: Digital Technologies. Teaching of Mathematics. Pedagogical Practice. Maths Teacher.