Caminhar, Estudar, Escrever: Ações e Vivências de um Grupo de Estudo de Professores que Ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p154-165Resumo
Resumo
Este artigo apresenta o modo como um Grupo de Estudo com professores que ensinam matemática na Educação Básica e no Ensino Superior tem experienciado a (form)-ação de professores. O objetivo é apresentar um outro modo de pensar, fazer, inventar a formação de professores que ensinam matemática, onde coloca-se o ensino e a matemática sobre a mesa, assumindo a matemática como uma língua artificial e objeto de estudo do grupo. O exercício de escrita apresenta parte da trajetória de duas professoras-pesquisadoras mestras-errantes e a constituição do grupo. Trajetórias distintas, que em determinado momento se encontram e se enredam por fios que atravessam um modo de pensar-fazer a (form)-ação de professores que as aproxima. Nesse espaço de (form)-ação incorpora-se, numa perspectiva filosófica ranceriana, a igualdade de inteligências, considerando que não há no grupo alguém com a função de formador, um espírito superior que explica o que os espíritos inferiores devem fazer, mas um grupo de professores interessados em estudar matemática e problematizar o aprender e ensinar a matemática. Os movimentos de caminhar-estudar-escrever são ações errantes que atravessam a vida e um grupo que coloca a matemática sobre a mesa e com eles muitas coisas acontecem com professores e a matéria.
Palavras-chave: Formação de Professores. Grupo de Estudo. Ensino de Matemática.
Abstract
This article presents how a Study Group with teachers who teach mathematics in Basic Education and Higher Education has experienced the (form)-action of teachers. The objective is to present another way of thinking, doing, inventing the training of teachers who teach mathematics, where teaching and mathematics are put on the table, assuming mathematics as an artificial language and object of study of the group. The writing exercise presents part of the trajectory of two wandering teachers-researchers and the constitution of the group. Different trajectories, which at a given moment meet and are entangled by threads that cross a way of thinking-doing the (form)-action of teachers that brings them together. In this space of (form)-action, in a Rancerian philosophical perspective, the equality of intelligences is incorporated, considering that there is no one in the group with the function of trainer, a superior spirit that explains what inferior spirits must do, but a group of teachers interested in studying mathematics and problematizing learning and teaching mathematics. The movements of walking-studying-writing are errant actions that cross life and a group that puts mathematics on the table and with them many things happen to teachers and the subject.
Keywords: Teacher Training. Study Group. Teaching Mathematics.