Educação Matemática e Algumas Tendências: um Estudo Quantitativo em dois Periódicos Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p192-202Resumo
Resumo
Este artigo dialoga em torno da seguinte interrogação: qual o panorama da produção científica de algumas Tendências da Educação Matemática em dois periódicos brasileiros? Nessa direção, apresenta um estudo que buscou conhecer o cenário das pesquisas nacionais envolvendo seis Tendências da Educação Matemática (TEM). O contexto da investigação constitui uma disciplina ofertada no primeiro semestre de 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – FC/UNESP – Campus de Bauru. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática (EM) e a pesquisa exploratória quantitativa de levantamento bibliográfico. O material analítico abrange artigos científicos dos periódicos Boletim em Educação Matemática (BOLEMA) e do Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM), sob o recorte temporal de 2015 a 2020. As TEM consideradas no estudo foram Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Psicologia da Educação Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino da Matemática, Etnomatemática e Formação do Professor que Ensina Matemática. As categorias empregadas na análise do material levantado foram (i) temporalidade dos trabalhos, (ii) nível de ensino e (iii) natureza do trabalho. Os resultados principais revelaram 246 artigos validados no estudo, havendo predominância de artigos envolvendo a formação do professor que ensina matemática (116 artigos), polarização de publicações oriundas do ensino superior (81 artigos) e também um volume maior de artigos de natureza teórica (116 artigos). Conclui-se que é preciso ampliar a inserção das TEM consideradas no estudo tanto nos níveis de ensino da educação básica quanto nas práticas escolares, com destaque para modelagem matemática, etnomatemática e psicologia da educação matemática.
Palavras-chave: Tendências da Educação Matemática. Produção Científica. BOLEMA. JIEEM.
Abstract
This article dialogues around the following question: what is the panorama of the scientific production of some Mathematics Education Trends in two Brazilian journals? In this direction, it presents a study that sought to know the scenario of national research involving six Mathematics Education Trends (MTE). The research context is a course offered in the first semester of 2021 by the Graduate Program in Science Education - FC/UNESP - Bauru Campus. The theoretical and methodological contributions are linked to the specific literature of Mathematics Education (ME) and to quantitative exploratory research of bibliographical survey. The analytical material includes scientific articles from the periodicals Boletim em Educação Matemática (BOLEMA) and Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática (JIEEM), from 2015 to 2020. The TEMs considered in the study were Mathematical Modeling, Problem Solving, Psychology of Mathematics Education, Information and Communication Technologies (ICTs) in Mathematics Teaching, Ethnomathematics and Teacher Education that Teaches Mathematics. The categories employed in the analysis of the material surveyed were (i) temporality of the papers, (ii) level of education, and (iii) nature of the work. The main results revealed 246 articles validated in the study, with a predominance of articles involving the training of teachers who teach mathematics (116 articles), polarization of publications from higher education (81 articles) and also a higher volume of articles of a theoretical nature (116 articles). The conclusion is that it is necessary to expand the insertion of the TEM considered in the study both in the teaching levels of basic education and in school practices, with emphasis on mathematical modeling, ethnomathematics and psychology of mathematics education.
Keywords: Trends in Mathematics Education. Scientific Production. BOLEMA. JIEEM.