Conhecimento Especializado do Conteúdo Explicitado por Professoras que Estudam Formas Poligonais
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p442-449Resumo
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar conhecimentos profissionais explicitados por 10 professoras que cursam Psicopedagogia em uma universidade particular da Grande São Paulo que se reuniram, na própria instituição, para estudar sobre polígonos. A coleta de dados se deu por meio da recolha das respostas dadas a uma atividade e de gravações em vídeo de uma das sessões de estudo, na qual as participantes vivenciaram e discutiram a resolução da atividade. Propôs-se a elas que observassem e discutissem as características relativas aos polígonos ao analisarem figuras poligonais e não poligonais. Ball, Thames e Phelps (2008) e Serrazina (1999) foram os referenciais teóricos para analisar as informações coletadas. Antes da sessão de estudos, foi possível identificar dificuldades dos professores para definir polígonos, constituindo-se em ponto de partida para a proposição da atividade apresentada. As discussões e reflexões propostas durante a sessão favoreceram a ampliação do conhecimento especializado, do conteúdo e do ensino, uma vez que as docentes perceberam outras possibilidades de introduzir a temática que não somente, a apresentação da definição seguida da exemplificação.
Palavras-chave: Educação Matemática. Conhecimento Profissional Docente. Polígonos.
Abstract
This research aimed to investigate professional knowledge explained by 10 teachers who study Psychopedagogy at a private university in greater São Paulo who met at the institution to study polygons. Data was gathered by collecting responses given in an activity and video recordings of one of the study sessions in which participants experienced and discussed the resolution of an activity. Participants were asked to observe and discuss the characteristics related to polygons when analyzing polygonal and non-polygonal figures. Ball, Thames & Phelps (2008) e Serrazina (1999) were the theoretical references to examine the collected information. Before the study session, it was possible to identify teachers' difficulties in defining polygons, constituting a starting point for the proposition of the activity presented here. The discussions and reflections proposed during the session analyzed here favored the expansion of specialized knowledge, as well as content and teaching, once the participants realized new possibilities to introduce the theme other than just from the presentation of definition followed by exemplification.
Keywords: Mathematical Education. Teaching Professional Knowledge. Polygons.