Diferentes Tipos de Raciocínios na Geometria: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p338-353Resumo
O artigo teve por objetivo analisar a publicação de artigos científicos da área da Matemática sobre o ensino de geometria no Ensino Fundamental utilizando os raciocínios abdutivo, dedutivo e indutivo. Buscou-se realizar a pesquisa no banco de dados das Plataformas da SciELO, CAPES e Google Acadêmico, a partir de palavras-chave como: geometria, raciocínio abdutivo, indutivo, dedutivo, Ensino Fundamental. Realizou-se revisão sistemática integrativa nas bases de dados entre os anos de 2010 a 2020: Capes (1469 artigos) e Scielo (44 artigos), totalizando 1513 documentos. Após descartes por duplicação e não preenchimento dos critérios de inclusão, permaneceram no acervo 22 documentos, que foram analisados. No processo de reconhecimento/análise dos artigos emergiram 4 eixos temáticos. Todas as pesquisas convergiram para forte ligação estabelecida entre a geometria e os raciocínios matemáticos e, ainda, apresentaram inferências lógicas, que a abdução, a dedução e a indução desempenham um papel preciso para o desenvolvimento da ciência, portanto, os três modos de raciocínio, dedução, indução e abdução têm o caráter de procedimentos independentes na busca pela veracidade dos enunciados no ensino da geometria.
Palavras-chave: Ensino da Geometria. Ensino Fundamental. Raciocínio Abdutivo. Raciocínio Dedutivo. Raciocínio Indutivo.
Abstract
The objective of the article was to analyze the publication of scientific articles in mathematics on the teaching of geometry in primary school using abductive, deductive, and inductive reasoning. A search was made in the database of the SciELO, CAPES and Scholar Google, using the keywords Geometry, abductive, inductive, deductive, Primary Education, reasoning. An integrative systematic review was carried out in the databases between 2010 and 2020: Capes (1469 articles) and Scielo (44 articles), totaling 1513 documents. After discarding them due to duplication and not meeting the inclusion criteria, 22 documents remained in the collection, which were analyzed. In the process of recognition/analysis of the articles, 4 thematic axes emerged. All investigations converged on a strong connection established between geometry and mathematical reasoning, and presented logical inferences, that abduction, deduction, and induction play a precise role for the development of science, therefore, the three modes reasoning, deduction, induction and abduction have the character of independent procedures in the search for the veracity of the statements in the teaching of geometry.
Keywords: Teaching of Geometry. Elementary School. Abductive Reasoning. Deductive Reasoning. Inductive Reasoning.