Mapeamento dos Estudos Sobre Educação Estatística com Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais em Periódicos Nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p477-484

Resumo

Resumo
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada por um grupo de pesquisa, que pretende analisar o uso das tecnologias digitais na Educação Estatística em revistas eletrônicas brasileiras, com publicação de edições especiais desse campo de estudo, a fim de identificar as produções e de que forma tal uso é proposto nesses textos. A investigação que trazemos é desenvolvida segundo a abordagem qualitativa, por meio de um mapeamento crítico realizado com base nos vieses da Metanálise. Os procedimentos da Análise de Conteúdo fundamentam a análise de cada texto. Como resultados, identificamos que sete textos incluíram as tecnologias digitais na Educação Estatística, fazendo uso de softwares como apoio às aulas e na comunicação entre professores e estudantes. Concluímos que o uso das tecnologias digitais ainda tem inserção tímida na área de Educação Estatística e prevaleceram reflexões sobre o foco na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Estatística. Tecnologias Digitais. Mapeamento.

Abstract
In this article, we present part of the results of research, which intends to analyze the use of digital technologies in Statistical Education in Brazilian electronic journals, with the publication of special editions of this field of study, to identify the productions and how such use is proposed in these texts. The investigation that we present is developed according to a qualitative approach, through a critical mapping carried out based on the biases of Meta-analysis. Content Analysis procedures support the analysis of each text. As a result, we identified that seven texts included digital technologies in Statistical Education, using software in classes, and communication between teachers and students. We conclude that the use of digital technologies still has a timid insertion in Statistical Education and the reflections focused on student learning prevailed.

Keywords: Statistical Education. Digital Technologies. Mapping.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, PA, Brasil.

Doutor em Educação (UFBA/2019); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2014). Especialista em Estatística Educacional (UFPA/2012). Licenciado em Matemática (UEPA/2006). Professor Adjunto C, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Lima, R. F. ., & Paula, M. C. de. (2021). Mapeamento dos Estudos Sobre Educação Estatística com Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais em Periódicos Nacionais. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 477–484. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p477-484

Edição

Seção

Artigos