Colaboração Profissional Docente em um Estudo de Aula no Contexto Brasileiro

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https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p415-425

Resumo

Resumo
O desenvolvimento profissional abarca distintas dimensões, entre elas a colaboração, que oportuniza aos professores partilhar ideias, valores, experiências e refletir sobre a prática profissional. Uma abordagem de desenvolvimento profissional baseada na colaboração é o estudo de aula (lesson study). Nesta perspectiva, realizamos uma investigação visando evidenciar e compreender os aspectos da colaboração profissional vivenciados por um grupo de oito professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental, participantes em um estudo de aula. O estudo de aula foi desenvolvido de agosto a dezembro de 2019, estruturado em 12 encontros quinzenais de 2,5 horas cada, e envolveu professores de escolas públicas estaduais pertencentes a 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, Brasil. O material empírico constituiu-se dos registros produzidos nos encontros, transcrição das gravações de áudio das sessões do estudo de aula, bem como das notas de campo produzidas na aula de investigação (terceira etapa do estudo de aula). A análise, qualitativa e interpretativa, evidenciou três aspectos da colaboração profissional: apoio e incentivo mútuo, partilha e diálogo. O apoio e incentivo mútuo foram muito valorizados pelos professores porque criaram as condições para que todos pudessem participar do processo e se envolvessem em todas as etapas. A partilha oportunizou aos professores partilhar expectativas, angústias, objetivos e experiências de sala de aula. O diálogo os oportunizou experimentar um processo formativo que valorizava a voz dos participantes e a negociação de decisões. Esses aspectos, em relação de complementaridade, fortaleceram as ações e interações entre os professores participantes e a confiança entre os pares, favorecendo aprendizagens profissionais relacionadas à docência em matemática.

Palavras-chave: Colaboração Profissional. Lesson Study. Estudos de Aula. Desenvolvimento Profissional de Professores. Formação de Professores.

Abstract
Teacher Professional development encompasses important dimensions, such as collaboration, which gives teachers the opportunity to share ideas, values, experiences, and reflect on professional practice. A collaborative approach to professional development is lesson study. In this perspective, we carried out a research aiming to highlight and understand the aspects of professional collaboration experienced by a group of eight mathematics teachers from the final years of elementary school, participating in a lesson study. The lesson study was carried out from August to December 2019, structured into 12 meetings of 2.5 hours each, and involved teachers from state public schools belonging to the 15th Regional Education Coordination of Rio Grande do Sul, Brazil. The research empirical material consisted of audio recordings produced in the meetings, transcription of audio recordings of the lesson study sessions, as well as researcher field notes produced in the research lesson (third stage of the lesson study). The analysis, qualitative and interpretive, highlighted three aspects of professional collaboration: mutual support and encouragement, sharing, and dialogue. The mutual support and encouragement were highly valued by the teachers because they created the conditions for them to participate in the process and get involved at all stages. The sharing gave the teachers the opportunity to share expectations, anxieties, goals, and classroom experiences. Dialogue gave them the opportunity to experience a teacher education process that valued the voice of the participants and the negotiation of decisions. These aspects, in a complementary relationship, strengthened the actions and interactions between the participating teachers and the trust among peers, favoring professional learning related to mathematics teaching.

Keywords: Professional Collaboration. Lesson Study. Teacher Professional Development. Teacher Education.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul. RS, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM.

Ana Paula Tomasi, Universidade Federal da Fronteira Sul. SC, Brasil

Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, CELER/FACISA, Prefeitura, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul

Marisol Vieira Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul. SC, Brasil

Universidade Federal da Fronteira Sul

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Richit, A., Tomasi, A. P., & Melo, M. V. . (2021). Colaboração Profissional Docente em um Estudo de Aula no Contexto Brasileiro. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 415–425. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p415-425

Edição

Seção

Artigos