PROCESSOS FORMATIVOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SEGUNDO LICENCIANDOS E PROFESSORES FORMADORES

Autores

  • Fatima Maria Leite Cruz
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2013v6n2p%25p

Resumo

Este artigo discute a avaliação da aprendizagem de Matemática em contextos formais da Educação Básica e Superior. No âmbito das reflexões, problematizam-se explicações simplistas de que o fraco desempenho dos estudantes seria resultado apenas da qualidade do ensino e da formação dos professores. Reflete-se sobre as leituras genéricas da realidade que culpam a formação de professores pelo fracasso escolar; argumenta-se acerca das relações da formação de professores e as concepções de sujeito, ciência, práticas e processos avaliativos. A pesquisa teve a participação de estudantes concluintes e professores-formadores de um Curso de Licenciatura em Matemática. A abordagem teórica e metodológica foi baseada na teoria das representações sociais, sendo que os dados foram produzidos a partir de questionários de associação livre, realização de grupo focal e entrevistas individuais. As análises dos dados ofereceram subsídios para discutir a avaliação da aprendizagem formativa, suas subfunções, e as interfaces entre avaliação, currículo, o papel do professor e a aprendizagem/não aprendizagem em Matemática.

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Publicado

2015-06-18

Como Citar

Cruz, F. M. L., & Monteiro, C. E. F. (2015). PROCESSOS FORMATIVOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA SEGUNDO LICENCIANDOS E PROFESSORES FORMADORES. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 6(2). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2013v6n2p%p

Edição

Seção

Artigos