A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO CAMPO METODOLÓGICO PARA O PLANEJAMENTO DE AULA DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ESFÉRICA
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2013v6n2p%25pResumo
Este artigo apresenta o relato de uma experiência didática construída a partir das etapas da Engenharia Didática, evolvendo situações das quais afloram problemas reais, com incentivo à pesquisa e atividades relacionadas à Geometria Esférica, contribuindo para a formação e a compreensão de conceitos geométricos por parte dos estudantes. O estudo está embasado na Didática da Matemática, que prioriza resultados de experiências em sala de aula. A metodologia segue os princípios da Engenharia Didática, que valoriza tanto o aspecto teórico como experimental, a fim de analisar as situações didáticas ocorridas no ambiente escolar. A atividade foi vivenciada em aulas de Matemática com quatorze estudantes do segundo ano do ensino médio. Os resultados apontam uma facilitação na compreensão de conceitos de Geometria Esférica por parte dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de competências para sua utilização nos problemas do cotidiano.Downloads
Publicado
2015-06-18
Como Citar
Brum, W. P., & Schuhmacher, E. (2015). A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO CAMPO METODOLÓGICO PARA O PLANEJAMENTO DE AULA DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA ESFÉRICA. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 6(2). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2013v6n2p%p
Edição
Seção
Artigos