Uma Análise de Problemas de Função Afim Fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p485-495Resumo
Resumo
Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar estruturas de problemas de função afim e estabelecer sua classificação. Para o seu desenvolvimento, foram considerados os problemas resolvidos no capítulo específico sobre função afim de um livro didático de Matemática do 1º ano do Ensino Médio. A análise dos dados foi realizada com base na teoria dos Campos Conceituais, com foco nas relações entre as medidas identificadas nos enunciados das situações-problema de função afim. Os resultados mostram que é possível analisar problemas de função afim como problemas mistos, envolvendo estruturas dos campos aditivo e multiplicativo ou problemas puramente multiplicativos. Dentre as situações-problema analisadas, 02 (duas) foram identificadas como estritamente do campo multiplicativo, da classe proporção simples; e 03 (três) são mistas, sendo 01 (uma) do tipo proporção simples e composição de medidas e 02 (duas) de proporção simples e transformação de medidas.
Palavras-chave: Didática da Matemática. Função Afim. Estruturas Aditivas. Estruturas Multiplicativas. Problemas Mistos.
Abstract
This article presents the results of a research that aimed at analyzing structures problems of affine function and establish their typology. For the investigation development, the problems solved in the specific chapter on affine function, present in a Mathematics textbook of the High School 1st grade. Data analysis was carried out based on the Conceptual Fields theory, looking at the types of relationships involved between the measures identified in the problem situations statements that involve affine function concept. Findings show that is possible to analyze similar affine function problems as mixed problems, involving structures of the Additive and Multiplicative fields or purely multiplicative problems. Among the problem situations analyzed, 03 (three) belong to the mixed type, one of them as simple proportion type and measures composition, and two of them as simple proportion type and measurement transformation.
Keywords: Didactics of Mathematics. Affine Function. Additive Structures. Multiplicative Structures. Mixed Problems.