Conhecimentos Álgebricos na Seção para Pequenos Mathemáticos da Revista O Echo do Século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p343-352

Resumo

A questão norteadora deste estudo é quais conhecimentos algébricos estão presentes nos problemas recreativos da seção Para Pequenos Mathemáticos da revista O Echo, publicada na primeira metade do século XX. O artigo tem por objetivo investigar os conhecimentos algébricos envolvidos nos problemas recreativos da seção Para Pequenos Mathemáticos da revista O Echo. Como o tema se insere na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das edições da revista, editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, no período de abril de 1914 a dezembro de 1931. O público-alvo do Echo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, por meio de textos, histórias, informações e curiosidades, enfatizando os aspectos morais, religiosos e a formação em geral. A seção Para Pequenos Mathemáticos fez parte da revista nos anos de 1919, 1920, 1921 e 1924, destacando-se 63 problemas recreativos propostos nessa seção. Esses estão relacionados, principalmente, com conhecimentos de aritmética, álgebra e geometria. Nos problemas recreativos envolvendo conhecimentos algébricos se observaram aplicações de equações do 1º grau, equações irracionais, equações lineares, sistemas com equações lineares, funções do 1º grau, progressões aritméticas e demonstrações de teoremas algébricos. Também envolvem educação financeira, operações comerciais, carreira profissional e comportamento humano. Diante do exposto, observa-se que os editores da revista O Echo buscavam despertar o interesse e a curiosidade da mocidade estudiosa, contribuindo para a formação da juventude católica nos colégios onde essa revista circulava.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Educação Jesuítica. Problemas Recreativos. Álgebra.

Abstract
The guiding question of this study is what algebraic knowledge are present in the recreational problems of the section For Small Mathematicians of The Echo magazine, published in the first half of the 20th century. The article aims to investigate the algebraic knowledge involved in the recreational problems of the section For Small Mathematicians of The Echo magazine. As the theme if inserted of the History of Mathematical Education in Rio Grande do Sul, this qualitative and documentary study is based on cultural history for the analysis of the editions of the magazine, published by the Anchieta College of Porto Alegre, from April 1914 to December 1931. The audience of The Echo was the school community and the Brazilian Catholic youth, through texts, stories, information and curiosities, emphasizing the moral, religious aspects and the formation in general. The section For Small Mathematicians section was part of the magazine in the years 1919, 1920, 1921 and 1924, highlighting 63 recreational problems proposed in this section. These are mainly related to knowledge of arithmetic, algebra and geometry. In the recreational problems involving algebraic knowledge, applications of 1st degree equations, irrational equations, linear equations, systems with linear equations, 1st degree functions, arithmetic progressions and demonstrations of algebraic theorems were observed. They also involve financial education, business operations, professional careers and human behavior. Given the above, it is observed that the editors of The Echo magazine sought to arouse the interest and curiosity of the studious youth, contributing to the formation of Catholic youth in the colleges where this magazine circulated.

Keywords: History of Mathematics Education. Jesuit Education. Recreational Problems. Algebra.

Biografia do Autor

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara. RS, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.  Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.  Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. RS, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS. Membro da Câmara de Ensino do IFSul. Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra. Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul. Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat. Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

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Publicado

2024-02-26

Como Citar

Britto, S. L. M., & Kuhn, M. C. (2024). Conhecimentos Álgebricos na Seção para Pequenos Mathemáticos da Revista O Echo do Século XX. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(3), 343–352. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n3p343-352

Edição

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Artigos