Familiarização com Modelagem Matemática e as Estratégias Heurísticas dos alunos

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p214-225

Resumo

Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado da primeira autora sob orientação da segunda em que nos debruçamos nas estratégias heurísticas dos alunos ao desenvolver atividades de modelagem matemática, considerando três momentos de familiarização. Para isso, nos fundamentamos nos aportes teóricos da Modelagem Matemática entendida como alternativa pedagógica, mais especificamente nas fases do desenvolvimento de uma atividade de modelagem com o intuito de implementar em sala de aula. Além disso, nos amparamos nos pressupostos relativos às estratégias heurísticas utilizadas para definir encaminhamentos na resolução de um problema em cada momento de familiarização. Os dados que subsidiam nossas análises referem-se às falas, aos gestos e aos relatórios de três atividades de modelagem desenvolvidas por um grupo de dois alunos de um curso de Licenciatura em Química, de uma universidade pública do Paraná, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A análise qualitativa e interpretativa nos permite inferir que as estratégias heurísticas associadas ao fazer modelagem matemática aumentam gradativamente, bem como são refinadas, com a familiarização dos alunos, já que além da construção do modelo os alunos devem também compreender a situação-problema, definir o problema, matematizar, desenvolver o modelo, interpretar e validar a solução. Esses empreendimentos podem auxiliar na implementação de atividades de modelagem em sala de aula.

Palavra-chave: Modelagem Matemática. Estratégias Heurísticas. Implementação em Sala de Aula. Momentos de Familiarização. Cálculo Diferencial e Integral I.

Abstract
In this paper we present the results of a master's research by the first author under the guidance of the second in which we focus on the heuristic strategies of students when developing mathematical modeling activities, considering three moments of familiarization. For this, we are based on the theoretical contributions of Mathematical Modeling understood as a pedagogical alternative, more specifically in the phases of the development of a modeling activity in order to implement it in the classroom. In addition, we rely on the assumptions related to the heuristic strategies used to define referrals for solving a problem at each moment of familiarization. The data that support our analyzes refer to the speeches, gestures and reports of three modeling activities developed by a group of two students from a Chemistry Degree course, from a public university in Paraná, in the discipline of Differential Calculus and Integral I. The qualitative and interpretative analysis allows us to infer that the heuristic strategies associated with doing mathematical modeling gradually increase, as well as are refined, with the familiarization of the students, since in addition to the construction of the model the students must also understand the problem-situation , define the problem, mathematize, develop the model, interpret and validate the solution. These ventures can assist in the implementation of modeling activities in the classroom.

Keywords: Mathematical Modeling. Heuristic Strategies. Classroom Implementation. Familiarization Moments. Differential and Integral Calculus I.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, UTFPR

Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto, Nível 4, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Faz parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL desde 2005. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia / UTFPR. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021). 

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Koga, T. M., & Pessoa da Silva, K. A. (2022). Familiarização com Modelagem Matemática e as Estratégias Heurísticas dos alunos. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(2), 214–225. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p214-225

Edição

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Artigos