Aprendizagens Docentes no Contexto da Resolução de Problemas

Autores

  • Andresa Maria Justulin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática, PR, Brasil.
  • Lourdes de la Rosa Onuchic Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p432-441

Resumo

Resumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar aprendizagens profissionais docentes que se manifestam em um grupo de estudo apoiado na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes da pesquisa foram sete professores de Matemática, em exercício, de uma escola estadual. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou a observação participante e para a coleta de dados foram considerados os registros escritos e em áudio e vídeo oriundos das gravações dos encontros. Para análise dos dados foram construídos quatro eixos temáticos: A Resolução de Problemas na aprendizagem e na ressignificação dos conhecimentos matemático e didático-pedagógico na formação do professor de Matemática; a Problematização da Resolução de Problemas nas práticas de aprender e ensinar Matemática na sala de aula; a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na formação do professor de Matemática; os grupos de estudo sobre Resolução de Problemas como espaços de aprendizagem de professores e de futuros professores. Os resultados indicaram que a referida Metodologia, trabalhada nos grupos de estudo, possibilitou a mobilização do conhecimento matemático dos participantes ao trabalhar os problemas, bem como a mobilização de saberes didático-pedagógicos, ao refletir sobre suas experiências de sala de aula. Esses saberes explicitaram que as aprendizagens profissionais docentes se relacionaram aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes aos conteúdos matemáticos trabalhados e, também, à visão de escola, de mundo e de sujeito que se pretende formar.

Palavras-chave: Formação de Professores. Grupos de Estudo. Resolução de Problemas. Educação Matemática.

Abstract
The teacher training, in many cases, has been occurred by courses focused on the discipline content and disconnected from the school reality. New proposals that values training in the teacher’s workplace and the classroom reality are possible. This paper aimed at investigating teachers’ professional learnings that manifest in a study group supported in the Methodology of Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problem Solving. The participants of the research were seven acting teachers of Mathematics from a school of the state of São Paulo, Brazil. The research, in qualitative character, used the participating observation, and written records and audio and video recordings from the meetings were considered for data collection. Four thematic axes were built for data analysis. Problem Solving in learning and in the resignification of mathematical and didactic-pedagogical knowledges in the training of Mathematics teachers; Problematization of Problem Solving in learning and teaching practices in classroom; Methodology of Teaching-Learning-Evaluation of Mathematics through Problem Solving in the training of the teacher of Mathematics; the study groups on Problem Solving as learning spaces of teachers and future teachers. The results indicated that the referred Methodology, worked in the study groups, enabled the mobilization of the participants’ mathematical knowledges by working the problems, as well as the mobilization of didactic and pedagogical knowledges, by thinking over their experiences in classroom. Such knowledges explained that teacher professional learnings relate to the theoretical, didactic and methodological aspects regarding the mathematical contents worked, and also the view of school, world and subject intending to educate.

Keywords: Teacher Training. Problem Solving. Mathematic Education.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática, PR, Brasil.

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Cornélio Procópio/ PR. Atua no Programa de Pós-Graduação em ensino de Matemática (PPGMAT), câmpus Cornélio Procópio e Londrina. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro/SP.

Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. SP, Brasil.

Profa Doutora em Matemática pela USP - São Carlos/SP. Professora e Pesquisadora Voluntária da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP/ Rio Claro. Coordenadora do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Justulin, A. M., & Onuchic, L. de la R. (2021). Aprendizagens Docentes no Contexto da Resolução de Problemas. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 432–441. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p432-441

Edição

Seção

Artigos