O “Big Data” – Possibilidades e Contribuições de Pesquisas Recentes para o Ensino e Aprendizagem de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p469-476Resumo
Resumo
Tem-se como o objetivo, neste trabalho, pesquisar as possibilidades de aplicação do Big Data, enquanto Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para o ensino e aprendizagem de matemática. A investigação se dará por meio de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos. O referencial teórico e metodológico empregado foi a “Análise de Conteúdo” de L. Bardin (1977) adaptada para os propósitos desta pesquisa. A seleção dos trabalhos foi feita no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Matemática do repositório institucional da Kroton, no Google Acadêmico e em referências constantes nos próprios trabalhos pesquisados, a partir da busca por “Big Data na educação”. Por meio de leitura flutuante, foram selecionados os trabalhos para serem explorados e, não sem antes buscar uma revisão de literatura sobre as TIC e o próprio Big Data. A exploração levou em conta os índices estabelecidos, retornando como principais resultados a predominância do construtivismo como aporte teórico, ensino e aprendizagem de funções e modelagem como objetivos matemáticos, uso das ferramentas Google Trends e Google Correlate como interface, além do interesse explícito da maioria dos quase cem alunos pesquisados em diferentes ambientes de ensino. Dentre as principais conclusões, destacamos que independente dos recursos empregados, as contribuições para o aprendizado se fazem presentes.
Palavras-chave: Big Data. Tecnologia da Informação e Comunicação. Inovação. Educação Matemática. Ensino e Aprendizagem
Abstract
The purpose of this paper is to research the applicability of Big Data as an Information and Communications Technology tool in teaching and learning mathematics. This study will be made through bibliographical research in academic papers. L. Bardin (1977)’s Content Analysis has been adapted for the purposes of this research and used as theorical and methodological reference. The papers were selected from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) database, Kroton’s Theses and Dissertation institutional repository of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Mathematics Education, Google Scholar, and references from researched papers. After seeking literary review on ICT and Big Data itself, the papers were chosen by skimming the articles found in the sources aforementioned. Considering established indexes, the study has brought back as main results the predominance of constructivism as theoretical contribution, teaching and learning of functions and modeling as mathematical goals, the use of Google Trends and Google Correlate as interface, and the explicit demonstration of interest from the majority of the almost one hundred students observed in different teaching environments. Among the main conclusions, we highlight that there were contributions on the learning process, regardless the resources.
Keywords: Big Data. Information and Communications Technology. Innovation. Mathematics Education. Teaching and Learning