Influências e Motivações para o Ingresso no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: uma Análise Autobiográfica

Autores

  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. MS, Brasil. Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2827-2545
  • Anelisa Kisielewski Esteves Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. MS, Brasil.
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • José Matheus Pinheiro da Fonseca da Silva Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil..

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p382-392

Resumo

Resumo
Este estudo de caso tem como objetivo, a partir das narrativas autobiográficas de acadêmicos de uma universidade privada, compreender quais foram as influências e motivações que levaram os mestrandos a ingressar em um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Para isso, utilizamos a escrita de si como metodologia, via cartas. As análises ocorreram em dois movimentos distintos e complementares: um a partir da constituição e caracterização do curso em foco e o outro se pautou nas possíveis interpretações das narrativas autobiográficas. Foi possível identificar dentre os discursos as categorias definidas, por nós, como crescimento pessoal, progressão profissional, obtenção de título, progressão acadêmica, contribuição social e ser docente. Transpassam as narrativas dos mestrandos um processo de valorização do mestrado e de ser mestre que remetem aos principais tipos de capital definidos por Thompson (2011): capital econômico, capital cultural e capital simbólico. Concluímos, a partir dessa pesquisa, que os mestrandos em foco são conscientes que são sujeitos inacabados, inconclusos, e que na relação com o outro e com o mundo, almejam o mestrado para reconhecimento, poder, melhores empregos, titulação e ampliação de seus conhecimentos e de sua concepção de mundo.

Palavras-chave: Experiências. Narrativas Autobiográficas. Decisão de Ser um Mestre.

Abstract
The autobiographical narratives of academics from a private university help us to understand what were the influences and motivations that led the Master's students to enter a postgraduate program in Science and Mathematics Teaching. We used the self writing as methodology, via letters. The analyzes took place in two distinct and complementary movements: one from the constitution and characterization of the course in focus and the other was based on the possible interpretations of the autobiographical narratives. It was possible to identify among the speeches the categories defined by us, such as personal growth, professional progression, obtaining a title, academic progression, social contribution, and being a teacher. The narratives of the Master's students pass through a process of valuing the Master's and being a Master that refers to the main types of capital defined by Thompson (2011): economic capital, cultural capital, and symbolic capital. We conclude, from this research, that the Master's students are aware that they are unfinished, unfinished subjects, and that in relation to the other and the world, they aim for the master's degree for recognition, power, better jobs, qualification, and expansion of their knowledge and their conception of the world.

Keywords: Experiences. Autobiographical Narratives. Decision to be a Master.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Gonzales, K. G. ., Esteves, A. K. ., Sales, A., & Silva, J. M. P. da F. da. (2021). Influências e Motivações para o Ingresso no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: uma Análise Autobiográfica. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 382–392. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p382-392

Edição

Seção

Artigos