Onde Estamos? Uma Análise das Pesquisas Envolvendo Pré-Cálculo na Vertente “Ativa e Social”

Autores

  • Elizabete Leopoldina da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pód-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes : Universidade Ibirapuera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p375-381

Resumo

Resumo
O alto índice de evasão nos cursos de Engenharia, seguido de “repulsa” que alguns alunos sentem quando se deparam com as disciplinas base de Cálculo Diferencial e Integral muitas vezes são pautadas em concepções pré-definidas ou incorporadas ao ensino da Matemática e da crença de alguns de que não nasceram com capacidade suficiente para aprender essas disciplinas. Esse é o cerne deste levantamento bibliográfico que tem como objetivo posicionar uma pesquisa de doutorado a fim de identificar as fragilidades das pesquisas desenvolvidas no país envolvendo esses temas. Foi realizada uma revisão de literatura no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, combinando os sete descritores (“Matemática”, “Ensino Superior”, “Metodologias Ativas”, “Representação Social”, “Vulnerabilidade Social”, “Mentalidades Matemáticas” e “Pré-Cálculo”) definidos na pesquisa de doutorado que ampliam um estudo realizado anteriormente (Silva, 2019). Após o levantamento bibliográfico sistemático combinando os termos, não foi localizado, com base nesses dois bancos de dados, até a presente data, trabalhos que relacionassem as sete palavras-chave. Sendo assim, o caminho a ser tomado na pesquisa de doutorado pode ajudar os professores que lecionam as disciplinas base de Cálculo Diferencial e Integral, mais especificamente as disciplinas com foco em Pré-Cálculo, para alunos em situação de vulnerabilidade social em contextos educacionais que envolvam metodologias inovadoras.

Palavras-chave: Pré-Cálculo. Metodologias Ativas. Mentalidades Matemáticas. Representação Social. Matemática.

Abstract
The high dropout rate in engineering courses, followed by the "repulse" some students feel when they face the base subjects of Differential and Integral Calculus are frequently based on pre-defined conceptions or incorporated into the teaching of Mathematics and the belief that some that are not born with sufficient ability to learn these subjects. That is the core of this bibliographic survey which aims to position a doctorate research for the purpose of identifying the frailty of research developed in the country involving these themes. A literature survey has been made on Capes' Catalogue of Thesis and Dissertations and on the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations combining the seven descriptors defined on the doctorate research that expand a former study (Silva, 2019). After the systematic bibliographic survey combining the terms, works were not found, based on these two databases, to the present data, that were related to the seven keywords. Being so, we believe that the path to be taken on the doctorate research may aid the professors that teach the subjects of Differential and Integral Calculus, more specifically the subjects focused on Pre-Calculus, to students in a social vulnerability situations in educational contexts that involve innovative methodologies.

Keywords: Pre-Calculus. Active Methodologies. Mathematical Mindsets. Social Representation. Mathematics.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, E. L. da, & Fernandes, S. H. A. A. . (2021). Onde Estamos? Uma Análise das Pesquisas Envolvendo Pré-Cálculo na Vertente “Ativa e Social”. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 375–381. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p375-381

Edição

Seção

Artigos