Representações Sociais: Fatores Determinantes na Vida, na Escola e nas Relações Interpessoais
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p352-359Resumo
Resumo
O desenvolvimento das relações interpessoais entre alunos e professores pode ser fortemente influenciado pelas representações sociais, criando espaços de convivência impregnados por pré-conceitos, expectativas e exclusão. Isso gera resultados que podem definir não apenas o futuro da vida acadêmica dos alunos, mas a própria existência social e profissional deles. O objetivo deste estudo é discutir a aplicação da teoria das representações sociais no campo da educação, com ênfase na aprendizagem da Matemática, no contexto da vulnerabilidade social de jovens estudantes. Conhecer as representações sociais dos jovens e suas percepções em relação à escola, ao projeto de vida e à Matemática pode contribuir para modificar a forma e o conteúdo de aulas e do relacionamento entre docentes e os jovens. Trouxemos para a discussão os principais pesquisadores da área de representações sociais, bem como pesquisas contextualizadas no cenário de educação brasileiro, particularmente aquelas focadas em jovens estudantes, de escolas públicas e de regiões socialmente vulneráveis, abordando as representações sociais sobre temas, como “trabalho infantil”, “evasão”, “projeto de vida” e “Matemática”. O estudo das representações sociais, que permeiam as relações desses jovens com o ambiente escolar, influenciando a percepção em relação aos conhecimentos matemáticos aplicados a projetos de empreendedorismo, se apresenta como uma boa alternativa para encontrar caminhos e maneiras para trazer estímulos à postura dos jovens em relação ao seu protagonismo, como alunos e como cidadãos críticos e conscientes, crédulos em projetos de ascensão social, o que gera percepções positivas e de esperança, no sentido de uma sociedade justa e baseada nos princípios da equidade.
Palavras-chave: Vulnerabilidade. Inclusão Social. Matemática Aplicada.
Abstract
The development of interpersonal relations between students and teachers, may be strongly influenced by social representations, creating gaps of acquaintanceship impregnated with pre-conceptions, expectations and exclusion, generating results that may define not only the students' academic life future, but the very social and professional existence of them. The goal of this study is to discuss the application of the social representations’ theory in the field of education, with emphasis on the learning of Mathematics, in the context of the young students' social vulnerability. Having knowledge about the youngsters' social representations and their perceptions regarding the school, life project and Mathematics, might contribute do modify the format and content of classes and the relationship between teachers and young people. We have brought to discussion the leading researchers on the area of social representations, as well as researches contextualized on the Brazilian education scenery, particularly focused on young students, students from public schools and from socially vulnerable regions, addressing social representations of themes such as "child labor", "evasion", "life project" and "Mathematics". The study of social representations permeate these youngsters' relations with the school environment, influencing the perception regarding mathematical knowledge applied to entrepreneurship projects, presents itself as a good alternative to find paths and ways to bring stimuli to the youngsters' attitude in relation to their protagonist role, not only as students, but also as critic and conscious citizens, credulous on social ascension projects, generating positive perceptions and hope, in the sense of a fair society and based on equity principles.
Keywords: Vulnerability. Social Inclusion. Applied Mathematics