As Transformações Geométricas no Currículo Prescrito de Matemática de Portugal

Autores

  • Júlio César Deckert da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Ruy Pietropaolo Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p426-431

Resumo

Resumo
Em tempos atuais os currículos escolares têm sido objeto de discussão de muitos educadores, tanto no que se refere às finalidades de ensino dos conteúdos disciplinares como à utilização de métodos e procedimentos didáticos para o desenvolvimento desses conteúdos no contexto escolar. Além disso, o estudo das transformações geométricas tem sido enfatizado pelos educadores matemáticos como um recurso indispensável ao desenvolvimento do ensino da Geometria, viabilizando a construção de conceitos geométricos pelos alunos relacionados à congruência e à semelhança de figuras. As pesquisas referentes ao ensino de um determinado conteúdo escolar nos currículos prescritos conduzem grande parte dos pesquisadores a realizar investigações no campo dos estudos curriculares e da cultura escolar. No entanto, os estudos bibliográficos que se inserem nesses campos de pesquisa não podem indicar para os pesquisadores se as orientações dos currículos foram seguidas na prática durante o trabalho docente. Por meio desse estudo fazemos uma descrição das principais indicações do currículo prescrito de Portugal para o ensino das transformações geométricas no Ensino Fundamental II. As orientações didáticas da reforma curricular de Portugal para o ensino das transformações indicam que o estudo das isometrias deve ser priorizado pelos docentes do Ensino Fundamental II, com o intuito de fazer com que os alunos estabeleçam conexões entre a Geometria e a Álgebra. Acreditamos que nosso trabalho pode motivar reflexões dos educadores relacionadas à necessidade de renovação do ensino da Geometria através das transformações.

Palavras-chave: Transformações Geométricas. Currículo Prescrito. Reforma Curricular. Ensino Fundamental. Geometria.

Abstract
At the present school curriculum has been the subject of discussion for many educators, as regards both its teaching purposes of school contents and the utilization of didactic methods and procedures for the development of these contents in the educational context. Additionally, the study of geometric transformations has been emphasized by mathematics educators as an indispensable resource for the development of Geometry teaching, enabling the construction of geometric concepts by learners related to congruence and similarity of plane figures. Researches concerning by teaching of certain school content in the prescribed curriculum lead many researchers to carry on research in the field of curriculum studies and of school culture. However, these bibliographic studies that follow these research fields cannot indicate to researchers if curriculum guidelines were followed in practice during teachers’ work. Through this study we make a description of the main indications of the prescribed curriculum in Portugal for teaching of geometric transformations in Elementary Teaching. Our methodological procedures consist of inquiry of the most recent mathematics curricular reform in Portugal on Elementary Education and on the analysis of the indications of this document for the teaching of geometric transformations. The didactic guidelines of the curricular reform in Portugal for the teaching of transformations indicate that the study of isometries must be prioritized by elementary school teacher, with the intention of making students establish connections between Geometry and Algebra. We believe that our paper can be motivate reflections on the part of educators raised by the need for renewal of Geometry teaching by transformations.

Keywords: Geometric Transformations. Prescribed Curriculum. Curricular Reform. Elementary Teaching. Geometry.

Biografia do Autor

Ruy Pietropaolo, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

Professor do Programa de Pòs-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Silva, J. C. D. da ., & Pietropaolo, R. (2021). As Transformações Geométricas no Currículo Prescrito de Matemática de Portugal. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 426–431. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p426-431

Edição

Seção

Artigos