Reflexões Sobre a Apropriação das Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática: uma Proposta a Partir de uma Revisão Teórica
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p302-311Resumo
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão teórica do conceito de apropriação tecnológica por professores a partir das ideias de Borges (2009) e Borges e Valente (2018) e discutir a possibilidade do trabalho com esse referencial teórico no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, conforme Severino (2017) que a partir de um levantamento bibliográfico, de acordo com Galvão (2011), apresenta discussões analíticas que se baseiam nas fases que as tecnologias educacionais foram inseridas na sala de aula de matemática e, nos programas e projetos no Brasil com a finalidade de incorporar essas as tecnologias no contexto escolar. Os resultados reforçam a potencialidade do conceito de apropriação em pesquisas que visam discutir a formação de professores de Matemática. Por isso, apresentamos uma proposta que permite a partir das experiências e relatos de professores de Matemática tecer a compreensão sobre as concepções em relação a inserção, integração e apropriação da tecnologia no trabalho docente dentro da disciplina de Matemática.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Educação Matemática. Licenciatura em Matemática. Políticas Públicas.
Abstract: This paper aims to present a theoretical review of the concept of technological appropriation by teachers from the ideas of Borges and Valente (2018) and discuss the possibility of working with this theoretical framework in the context of Mathematics Education. It is a qualitative research, according to Severino (2017) which, based on a bibliographic survey, according to Galvão (2011), presents analytical discussions that are based on the phases that educational technology were inserted in the mathematics classroom and, in programs and projects in Brazil with the purpose of incorporating technologies in the school context. The results reinforce the potential of the concept of appropriation in research that aims to discuss the formation of mathematics teachers. For this reason, we present a proposal that allows, based on the experiences and reports of Mathematics teachers, to weave an understanding of the conceptions in relation to the insertion, integration and appropriation of technology in teaching work within the discipline of Mathematics.
Keywords: Educational Technology. Mathematics Education. Degree in Mathematics. Public Policy.