Relação Entre Área e Perímetro de Figuras Planas: um Estudo Sobre os Conhecimentos Profissionais de Professoras

Autores

  • Susana Maris França da Silva Universidade Adventista de São Paulo, SP, Brasil. Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática SP, Brasil.
  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p260-268

Resumo

Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento e buscou investigar conhecimentos profissionais sobre a relação entre área e perímetro de figuras planas em respostas apresentadas por 12 professoras que lecionam Matemática para os anos iniciais. Os dados foram coletados no início dos estudos, que foram realizados na própria escola na qual esse grupo de docentes lecionava. Para esta publicação, analisaram-se respostas dadas pelas participantes do grupo para dois itens apresentados em um questionário inicial. Em tal análise, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), que tratam do Conhecimento Profissional Docente, e Ma (2009), que investiga como educadores exploram ideias novas apresentadas sobre área e perímetro. Observou-se que esse grupo investigado tinha limitações nos conhecimentos comum e especializado tanto das noções matemáticas envolvidas nas medidas de área e perímetro e em seu ensino como da relação entre elas. É possível afirmar que a ausência de domínio do significado de área e perímetro implicaria falta de conhecimentos para o ensino desse conteúdo e da comparação entre essas medidas. Considera-se essencial que, em processos de formação, desenvolvam-se trabalhos que possibilitem a discussão e a reflexão acerca das ideias envolvidas nos cálculos de medida área e perímetro e suas comparações, de forma a relacionar essa temática com a prática pedagógica do professor.

Palavras-chave: Educação Matemática. Grupos de Estudo. Conhecimento Profissional Docente. Relação Entre Medidas de Área e Perímetro.

Abstract
This article is part of a doctoral research in development that sought to investigate professional knowledge about the relationship between area and perimeter of flat figures observed in responses presented by 12 teachers who taught mathematics for the early years. The data were collected at the beginning of the studies that were carried out in the very school in which this group of investigated teachers taught. For this publication we analyzed responses given by group participants for two items presented in an initial questionnaire. In this analysis, Ball, Thames and Phelps' studies, which deal with Professional Teaching Knowledge, were used as theoretical input; Ma which investigates how educators explore new ideas presented on area and perimeter. As a result, it was observed that this research group had limitations in the common and specialized knowledge of both the mathematical notions involved in area and perimeter measurements and their teaching, as well as in the relationship of comparison between them, as described in Ma's research. From Ball et al.'s point of view, it is possible to state that the absence of mastery of the meaning of area and perimeter would imply an equal lack of knowledge for their teaching and for the teaching of comparison between these measures. In this context, it is considered essential that in training processes work is developed that allows discussion and reflection on the ideas involved in area and perimeter measurement calculations and their comparisons in order to relate it to the pedagogical practice of the teacher.

Keywords: Math Education. Study Groups. Professional Teaching Knowledge. Relationship between area and perimeter measurements.

Biografia do Autor

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática SP, Brasil.

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática 

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, S. M. F. da, & Silva, A. da F. G. . (2021). Relação Entre Área e Perímetro de Figuras Planas: um Estudo Sobre os Conhecimentos Profissionais de Professoras. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 260–268. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p260-268

Edição

Seção

Artigos