Do Design Thinking à Formação Inclusiva de Professores de Matemática: uma Revisão de Literatura

Autores

  • Paula Soares Gomes da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, Mestre em Educação Matemática. Brasil.
  • Carlos Eduardo Rocha dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN. Doutor em Educação Matemática. Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p278-286

Resumo

Resumo
Seja na formação inicial ou continuada, o processo formativo de professores é um ambiente que carece de análise, compreensão e reflexão no que concerne ao movimento de inclusão que está sendo amplamente divulgado e promovido mundo afora. No entanto, mesmo com os avanços da Educação Inclusiva, fica evidente que temos lacunas entre a metodologia, o processo formativo docente e a Educação Matemática Inclusiva. O presente artigo apresenta uma revisão da literatura científica brasileira sobre tal questão, tendo como intuito analisar essa produção científica abordando a formação de professores de Matemática, a metodologia do Design Thinking aplicado na Educação, de maneira geral, e na Educação Matemática Inclusiva especificamente. Justificamos que esse artigo é um recorte de uma dissertação que está sendo realizada com alguns participantes, professores de matemática da Rede Pública do Estado de São Paulo, no município de Guarulhos. Ressaltamos, ainda, que encontramos 10 trabalhos acadêmicos envolvendo as temáticas propostas, cujos resumos analisamos e categorizamos de acordo com nosso contexto de pesquisa. Estes estudos apontaram diversos fatores, positivos e/ou negativos, que evidenciam a importância da abordagem da Educação Inclusiva em conjunto com a promoção de diversos cenários reflexivos na formação do professor de Matemática.

Palavras-chave: Inclusão. Educação Matemática. Educação Inclusiva. Educação Especial.

Abstract
Whether in initial or continuous formation, the formative process of teachers is an environment that needs analysis, understanding and reflection about the inclusion movement that are being widely publicized and promoted worldwide. However, even with the advances of Inclusive Education, it is clear that we have flaws between the methodology, the teaching formative process and the Inclusive Mathematics Education. The article exposed presents a review of the brazilian scientific literature around the theme, with the intention of analyzing this scientific production approaching the Formation of Mathematics Teachers, the methodology of Design Thinking applied in education, in general, and in Inclusive Mathematics Education specifically. We justify that this article is a piece taken from a dissertation which is being performed with some participants, mathematics teachers of the public network of the State of São Paulo, in the county of Guarulhos. Wealso highlight that we found 10 academic papers involving the proposed themes, which the abstract was analyzed and categorized according to our context of research. These studies showed several aspects, positive and/or negative, that indicate the importance of approaching Inclusive Education with the promotion of several reflective scenarios in the formation of the mathematics teacher.

Keywords: Inclusion. Mathematics Education. Inclusive Education. Special Education.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Silva, P. S. G. da, & Santos, C. E. R. dos. (2021). Do Design Thinking à Formação Inclusiva de Professores de Matemática: uma Revisão de Literatura. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 278–286. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p278-286

Edição

Seção

Artigos