Teoria Antropológica do Didático: uma Abordagem Praxeológica Sobre Equação do 2º Grau Presente no Livro Didático de Matemática do 9º Ano

Autores

  • Alan Pereira Manoel Educação Básica em Campo Grande. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0499-2815
  • Andressa Elvira Matias Coelho Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Educação Básica em Campo Grande. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6047-453X
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5515-6625
  • José Luiz Magalhães de Freitas Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5536-837X
  • Luiz Carlos Pais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. MS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1739-6334

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p496-501

Resumo

Resumo
O artigo aqui apresentado tem como objetivo, realizar uma breve explanação acerca de alguns conceitos relativos à Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida pelo francês Yves Chevallard. Sendo assim, o texto evidencia os quatro elementos que compõem a organização praxeológica, sendo eles, tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Em seguida, o texto faz uma abordagem sobre as organizações matemáticas e didáticas, considerando também os momentos de estudos que servem para analisar essa organização. Além disso, são apresentados os temas: instituição, objetos ostensivos e não ostensivos. Para auxiliar no entendimento desses assuntos foram utilizados exemplos, por meio de atividades referentes ao conteúdo de Equação do 2º grau, extraídas do livro didático Projeto Teláris Matemática 9º ano, de autoria de Luiz Roberto Dante. São analisados dois exemplos onde, na medida em que as ilustrações dos mesmos vão surgindo no texto, são abordadas as relações que estabelecem com a teoria e respectivos elementos.

Palavras-chaves: Teoria Antropológica do Didático. Livro Didático de Matemática. Equação do 2º Grau.

Abstract
The article presented here aims to give a brief explanation about some concepts related to the anthropological theory of didactics, developed by the Frenchman Yves Chevallard. Thus, the text highlights the four elements that make up the praxeological organization, being they, the types of task, technique, technology and theory. Next, the text takes an approach on mathematical and didactic organizations, considering also the studies moments that serve to analyze this organization. In addition, the following themes are presented: institution, ostensible and non-ostensible objects. In order to aid in the understanding of these subjects, examples were used, through activities related to the content of Equation of the second degree, extracted from the didactic book Mathematics Teláris Project 9th grade, authored by Luiz Roberto Dante. Two examples are analyzed where, as the illustrations of them appear in the text, the relations established with the theory and its elements are discussed.

Keywords: Anthropological Teaching Theory. The Didactic Book of Mathematics. Equation of 2nd Degree.

 

Biografia do Autor

Alan Pereira Manoel, Educação Básica em Campo Grande. MS, Brasil.

Mestre em Educação Matemática.

Professor de Matemática de Educação Básica em Campo Grande –MS

Andressa Elvira Matias Coelho, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Educação Básica em Campo Grande. MS, Brasil.

Graduada em Psicologia e Pedagogia.  Mestranda em Ensino de Ciência na Uniderp, Professora na  Educação Básica em Campo Grande- MS

Antonio Sales, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Professor Doutor Docente Sênior em Curso de Pós- Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

José Luiz Magalhães de Freitas, Universidade Anhanguera Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. MS, Brasil.

Graduado e Mestre em Matemática.  Doutor em Educação Matemática.

Professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Uniderp e Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UFMS

Luiz Carlos Pais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. MS, Brasil

Doutor em Didática da Matemática. Professor aposentado e colaborador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática da UFMS.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Manoel, A. P., Coelho, A. E. M. ., Sales, A., Freitas, J. L. M. de ., & Pais, L. C. (2021). Teoria Antropológica do Didático: uma Abordagem Praxeológica Sobre Equação do 2º Grau Presente no Livro Didático de Matemática do 9º Ano. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(4), 496–501. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n4p496-501

Edição

Seção

Artigos