Teste Nacional de Desempenho do Estudante do Brasil (Enade), 2014 e 2017: Uma análise de questões relacionadas à probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n3p298-307Resumo
Resumo
Neste artigo discutimos o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) frente a conteúdos probabilísticos que foram avaliados nas versões aplicadas a cursos de licenciatura em matemática em 2014 e 2017. O Enade avalia o desempenho de estudantes de graduação em conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso. A pesquisa qualitativa documental analisou documentos oficiais que regem a educação básica, para identificar quais conhecimentos probabilísticos são requeridos nessa fase do ensino, bem como documentos que regem a licenciatura em matemática e as duas provas citadas, com destaque para as questões que envolvem conhecimentos de probabilidade, de modo a identificar quais elementos do letramento probabilístico, segundo o modelo proposto por Gal, estão nelas presentes. As análises foram feitas à luz da teoria antropológica do didático, de Chevallard, com o olhar da organização praxiológica, no intuito de verificar em que condições didáticas tais praxiologias avaliam os elementos do letramento probabilístico do futuro professor de matemática. Nas questões analisadas, constataram-se itens para cuja resolução o conhecimento de probabilidade voltado somente à educação básica não bastaria. A presença do letramento probabilístico analisado pelo modelo de Gal, considerando as praxiologias identificadas, aponta um aumento nos elementos cognitivos, sem que isso, porém, represente presença de elementos disposicionais.
Palavras-chave: Probabilidade. Praxiologias. Letramento Probabilístico
Abstract
In this article we discuss the National Student Performance Exam (Enade) in terms of the probabilistic contents found in the 2014 and 2017 versions applied to Brazilian teaching-degree programs in mathematics. The exam evaluates the performance of undergraduate students on curriculum contents defined in the national curricular guidelines for the program attended. This qualitative desk research analyzed official guidelines for basic education (ages 6-17) to identify which probabilistic knowledge items are required in this phase of education, as well as official guidelines for teaching-degree programs in mathematics. Analysis of the 2014 and 2017 exams concentrated on questions involving probability-related knowledge, to identify which elements of probabilistic literacy, as per the model proposed by Gal, were present. The analyses were performed observing Chevallard’s anthropological theory of the didactic, from the perspective of praxeological organization, to observe the didactic conditions under which these praxeologies can depict elements of probabilistic literacy among future mathematics teachers. The questions analyzed contained items whose resolution required a wider knowledge of probability than that circumscribed to basic education grades. Considering the praxeologies in operation, the probabilistic literacy elements identified in the analysis revealed an increased presence of cognitive elements, while failing to indicate the presence of dispositional elements, as per Gal’s framework.
Keywords: Probability. Praxeologies. Probabilistic Literacy.