Perfil Socioeconômico e Expectativa Docente de Ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Eliéverson Guerchi Gonzales Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil. Unesp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3916-2640
  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. MS, Brasil. Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2827-2545
  • Luis Mauro Neder Meneguelli Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. Universidade Anhanguera-Uniderp, curso de Engenharia Elétrica. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5490-0341
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5515-6625

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p339-351

Resumo

Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar o perfil dos acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, bem como entender a escolha e as expectativas em relação à profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os ingressantes do primeiro semestre de 2017 de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Além de formulários para traçar o perfil socioeconômico, o estudo com a História Oral permitiu a realização deste trabalho. Como resultados, observamos que os estudantes são pessoas oriundas de famílias de baixa renda, que buscam a ascensão social na docência, conforme já observado em outras pesquisas.

Palavras-chave: Expectativa de Licenciandos em Matemática. Perfil dos Ingressos em Matemática. Formação Docente.

Abstract
This study aimed to identify and analyze the profile of students in a Mathematics degree course, as well as to understand the choice and expectations regarding the profession. This is a qualitative research carried out with the freshmen of the first semester of 2017 from a private institution of Higher Education, located in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil.. In addition to forms to outline the socioeconomic profile, the work with Oral History also allowed the realization of this work. As a result, we observed that they are people from low-income families, who seek social ascension in teaching, as already observed in other research.

Keywords: Expectation of Graduates in Mathematics. Profile of the Entrance in Mathematics. Teacher Training.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Gonzales, E. G., Gonzales, K. G. ., Meneguelli, L. M. N. ., & Sales, A. . (2021). Perfil Socioeconômico e Expectativa Docente de Ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática no Mato Grosso do Sul. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 14(3), 339–351. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p339-351

Edição

Seção

Artigos