Perfil Socioeconômico e Expectativa Docente de Ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p339-351Resumo
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar e analisar o perfil dos acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, bem como entender a escolha e as expectativas em relação à profissão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os ingressantes do primeiro semestre de 2017 de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Além de formulários para traçar o perfil socioeconômico, o estudo com a História Oral permitiu a realização deste trabalho. Como resultados, observamos que os estudantes são pessoas oriundas de famílias de baixa renda, que buscam a ascensão social na docência, conforme já observado em outras pesquisas.
Palavras-chave: Expectativa de Licenciandos em Matemática. Perfil dos Ingressos em Matemática. Formação Docente.
Abstract
This study aimed to identify and analyze the profile of students in a Mathematics degree course, as well as to understand the choice and expectations regarding the profession. This is a qualitative research carried out with the freshmen of the first semester of 2017 from a private institution of Higher Education, located in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil.. In addition to forms to outline the socioeconomic profile, the work with Oral History also allowed the realization of this work. As a result, we observed that they are people from low-income families, who seek social ascension in teaching, as already observed in other research.
Keywords: Expectation of Graduates in Mathematics. Profile of the Entrance in Mathematics. Teacher Training.