Eixos de Afinidades de Pesquisa Acadêmica e o Ensino de Funções Exponenciais e Logarítmicas: uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2021v14n3p294-301Resumo
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. Integra pesquisa maior de doutoramento do primeiro autor, cuja problemática é centrada na prática do professor de Ensino Médio quanto ao uso das Tecnologias Digitais para ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de texto que provém e remete à metodologia de revisão de literatura brasileira que envolveu quatro momentos distintos e relacionados entre si: identificação, rastreamento e leitura dos resumos; estudo exploratório destacando-se: título, metodologia e resultados obtidos. Tomando por base fontes on-line, publicadas no banco de teses e dissertações e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foram localizados 1401 estudos dos quais 15 incidiram na problemática da pesquisa e constituíram o corpus da revisão. Emergiram daí três eixos analíticos: (1) formação inicial e continuada do professor - incluindo pesquisas que buscaram compreensão mais alargada sobre práticas e tecnologias digitais usadas no ensino de matemática; (2) relação professor/aluno, - estudos que investiam essa relação nos processos de ensino e aprendizagem; e (3) aprendizagem do aluno, - com pesquisas sobre uso de situações problema para o ensino e a aprendizagem de funções. São poucos os textos produzidos na literatura brasileira, no período de 2008 a 2018, problematizando o ensino e a aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas.
Palavras-chave: Função Exponencial. Função Logarítmica. Ensino de Matemática.
Abstract
This article presents a literature review on the teaching of exponential and logarithmic functions. It integrates the first author's major PhD research, whose issue is centered on the practice of high school teachers regarding the use of Digital Technologies for teaching and learning Mathematics. It is a text that refers to the methodology of reviewing Brazilian literature that involved four distinct and interrelated moments: identification, tracking and reading of abstracts; exploratory study highlighting: title, methodology and results obtained. Based on online sources, published in the Catalog of theses and dissertations and periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), 1401 studies were located, of which 15 focused on the research problem and constituted the corpus of the review. Three analytical axes emerged from this: (1) initial and continuing teacher education - including research that sought a broader understanding of digital practices and technologies used in the teaching of mathematics; (2) teacher/student relationship, - studies that invested this relationship in teaching and learning processes; and (3) student learning, - with research on the use of problem situations for teaching and learning functions. There are few texts produced in Brazilian literature, from 2008 to 2018, questioning the teaching and learning of exponential and logarithmic functions.
Keywords: Exponential Function. Logarithmic Function. Mathematics Teaching.
Referências
BEZERRA, Francisca Iris Nunes da Silva. Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de logaritmo. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Acre – UFAC, Centro de Ciências exatas e Tecnológicas, 2015.
BEZERRA, V.T.T. The teaching of exponential and logarithmic functions using an Excel spreadsheet in the form of an application TCC. (MA)- Graduate Program. Professional Master in mathematics in National Network – PROFMAT in the polo at the Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Brazil, 2014.
COSTA, Claudio Bispo de Jesus da. O conhecimento do Professor de Matemática sobre o conceito de função. – 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Instituto de Matemática – IM, 2008.
EINHARDT, Ivan Fabrício Braum. Aplicações das funções exponenciais e logarítmicas usando o aplicativo Malmath. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio grande – FURG, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Rio Grande/ RS, 2016.
FELIPE, Patrícia. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo e o software GeoGebra: Uma análise de atividades sobre funções exponencial e logarítmica à luz dos três mundos da Matemática. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2013
LOURENÇO, Emanuel Gomes. O GeoGebra como ferramentas de auxilio no ensino de logaritmo – Mossoró, RN, 2013. Dissertação de Mestrado em Matemática Profissional em rede Nacional) – Área de concentração: matemática – Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013.
NOGUEIRA, Eduardo Leandro Peres. O uso da calculadora gráfica GeoGebra no smartphone como ferramenta para o ensino das funções exponencial e logarítmica. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Programa de Pós-Graduação em Matemática em rede Nacional. Natal, RN, 2018.
PEREIRA, Alvimar de Jesus Schalcher. Software GeoGebra no Ensino de Funções: Revisão de literatura a partir das produções discentes nas dissertações do PROFMAT. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Maranhão – UFMA, programa de pós-Graduação em matemática em rede Nacional. São Luiz, MA, 2018.
PEREIRA, José Geraldo de Araújo. Abordagem das funções exponencial e logarítmica numa perspectiva conceitual e gráfica no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2010.
PORTO, Fábio Rogério. Formação continuada do professor de matemática para o uso do GeoGebra em dispositivo mobile. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-Graduação – Universidade Anhanguera de São Paulo, 2016.
ROMANOWSKI, joana Paulin; ENS, Romilda Teodoro. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Ver. Diálogo Educ., Curitiba. V. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez. 2006.
SILVA, Rodrigo Sychocki da. O uso de problemas no ensino e aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas na escola Básica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
SIQUEIRA, Daniela de Morais. Elaboração de atividades de ensino de funções utilizando recursos computacionais no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado-Programa de Pós-graduação em matemática em rede Nacional) – Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, Universidade de São Paulo (São Carlos), SP, 2013.
SOUZA, Mauro Eduardo. Professores e o uso do GeoGebra: (RE)construindo conhecimentos sobre funções. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2016.
SUGUIMOTO, Alexandre Shuji. Utilização do GeoGebra como auxilio no ensino de funções. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFMAT, 2013.
SYRYCZYK, Edinalcio Fernandes. Uso do Geogebra no ensino de Matemática com atividades de aplicação em funções: uma inserção na educação básica no Município de Vilhena – RO. Dissertação (Mestrado Profissional em matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, 2015.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Ver. Diálogo educ., Curitiba, V. 14, n. 41. P. 165-189, jan/abr. 2014.
ZANDONADI, Edmilson Carlos. Exponential and Logarithmic Functions using the software Geogebra. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.