UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LEIS DOS SENOS E DOS COSSENOS POR MEIO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO

Autores

  • Simone Aparecida Xavier
  • Thaís Tenório
  • André Tenório

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2014v7n3p%25p

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem de ensino para as leis dos senos e dos cossenos por meio da utilização do software educativo Régua e Compasso (C.a.R.). Duas turmas da 1ª série do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro foram comparadas. Em uma ministrou-se aulas tradicionais, na outra, aulas enriquecidas com C.a.R. Os dados estatísticos levantados não foram suficientes para concluir qual foi o melhor método de ensino. No entanto, de acordo com a participação e o desenvolvimento dos alunos nas aulas, o método enriquecido se sobressai perante o tradicional. A aula com a metodologia tradicional com atividades mecânicas acaba, muitas vezes, por desmotivar o aluno. Softwares educativos matemáticos são bons recursos para o ensino e a aprendizagem de trigonometria, pois despertam o interesse, a participação e a curiosidade, além de facilitar o entendimento dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Xavier, S. A., Tenório, T., & Tenório, A. (2015). UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LEIS DOS SENOS E DOS COSSENOS POR MEIO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 7(3). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2014v7n3p%p

Edição

Seção

Artigos