Pensamento algébrico funcional em situações de comparar grandezas: um rastreamento a partir do Método Clínico
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n2p145-152Resumo
Resumo
O objetivo deste trabalho foi rastrear traços de pensamento algébrico funcional em problemas que envolvem o ato de comparar grandezas. O Método Clínico de Manipulação e Formalização, proposto e utilizado originalmente pela equipe de Jean Piaget, é utilizado neste trabalho para coleta e análise de dados. Os participantes da pesquisa são estudantes de escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul, com idades entre seis e oito anos. Para conhecermos como pensam os sujeitos sobre o tema proposto, realizou-se um experimento com manipulação concreta, conduzido a partir de um roteiro de entrevista semiestruturada. O experimento realizado consistiu no lançamento de dois dados, um pelo participante e outro pelo pesquisador. Após o lançamento, o pesquisador fez algumas perguntas comparando os resultados dos dois dados. Com base em estudos precedentes, partimos da hipótese de que alguns estudantes adotariam a estratégia de previsão seguida por contagem. A novidade que encontramos, em termos de estratégias, foi o uso indiscriminado de operações aritméticas, isto é, operações como adição e tomar o número maior são utilizadas, sem uma análise mais aprofundada da estrutura do problema, e do significado de expressões tais como a mais e a menos nos enunciados. De acordo com estudos precedentes, e com os resultados da presente pesquisa, podemos dizer que a contagem é um procedimento fundamental para que habilidades algébricas possam ser trabalhadas desde os anos iniciais de escolaridade. Palavras-chave: Pensamento Funcional. Pensamento Algébrico. Comparar. Método Clínico.
Abstract
The objective of this work was to trace traces of functional algebraic thinking in problems involving the act of comparing quantities. The Clinical Method of Manipulation and Formalization, proposed and originally used by Jean Piaget’s team, is used in this work for data collection and analysis. The participating in the research are students from public schools in the interior of Rio Grande do Sul, aged between six and eight years. In order to know how the subjects think about the proposed theme, an experiment was carried out with concrete manipulation, conducted from a semi-structured interview script. The experiment was the release of two data, one by the participant and the other by the researcher. After the release, the researcher asked some questions comparing the results of the two data. Based on previous studies, we hypothesized that some students would adopt the prediction strategy followed by counting. The novelty we found, in terms of strategies, was the indiscriminate use of arithmetic operations, that is, operations such as addition and taking the largest number are used, without a more in-depth analysis of the structure of the problem, and the meaning of expressions such as more and less in utterances. According to previous studies, and with the results of this research, we can say that counting is a fundamental procedure for algebraic skills to be worked on since the initial years of schooling.
Keywords: Functional Thinking. Algebraic Thinking. Compare. Clinical Method.
Referências
BECK, Vinicius Carvalho; SILVA, João Alberto da. Pensamento algébrico funcional na alfabetização: o uso da previsão de resultados em problemas aditivos. Revista Teoria e Prática da Educação, v.18, n.2, p.69-78, 2015.
BERTOLUCCI, Cristina Cavalli. Noções de Infinito Matemático em Adolescentes e Adultos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2014.
BLANTON, Maria; KAPUT, James. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-446, 2005.
CARPENTER, T. P.; LEVI, L.; FRANKE, M. L. ZERINGUE, J. K. Algebra in the elementary school: developing relational thinking. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v.37, n.1, p.53-59, 2005.
DELVAL, Juan. 2001. Introdução à Prática do Método Clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DISESSA, Andrea. An Interactional Analysis of Clinical Interviewing. Cognition and Instruction, 25(4), p. 523 – 565, 2007.
FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Alfabetização Algébrica nas Séries Iniciais. Como Começar?. Boletim GEPEM, n.42, Fev./Jul., p.27-36, 2003.
FUJII, T; STEPHENS, M. Using number sentences to introduce the idea of variable. In: GREENES, C.; RUBENSTEIN, R. (Eds). Algebra and algebraic thinking in school: Seventieth Yearbook, (pp.127-149). National Council of Teachers of Mathematics. VA, Reston, 2008.
INEP. Provinha Brasil. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br/web/guest/provinha-brasil>. Acesso em: 21 out. 2017.
INHELDER, Bärbel; PIAGET, Jean. Da lógica da criança a lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações Educacionais da Teoria de Piaget para a Atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 1984.
KIERAN, Carolyn. Developing algebraic reasoning: The role of sequenced tasks and teacher questions from the primary to the early secondary school levels. Quadrante, v.16, n.1, p.5-26, 2007.
LA TAILLE, Yves. Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. In LA TAILLE; OLIVEIRA, M.K; DANTAS,H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13.ed. São Paulo: Summus, 1992. p.47-74
NCTM. 2000. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (1.ed. 2000) Tradução portuguesa dos Principles and Standards for School Mathematics. 2.ed., APM, Lisboa, 2008.
PONTE, João Pedro da; VELEZ, Isabel. Representações em tarefas algébricas no 20 ano de escolaridade. Boletim GEPEM, n.59, Jul./Dez., p.53-68, 2011.
SILVA, Daniele Peres; SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental I. Revista Eletrônica de Educação, v.6, n.1, p.206-222, 2012.
STEPHENS, M.; WANG, X. Investigating some junctures in relational thinking: a study of year 6 and 7 students from Australia and China. Journal of Mathematics Education, v.1, n.1, p.28-39, 2008.
VERGNAUD, Gérard. 1985. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3ed. Editora da UFPR, Curitiba, 2009.
______, Gérard. La théorie des champs conceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10, n.2-3, p.133-170, 1990.
______, Gérard. The nature of mathematical concepts. In NUNES, T. & BRYNT, P. (Eds.) Learning and teaching mathematics, an international perspective. Psychology Press Ltd, Hove (East Sussex), 1997.