Ensino e Aprendizagem da Matemática por Meio dos Jogos Digitais: uma Proposta Colaborativa no Laboratório de Informática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n3p343-352Resumo
Resumo
A disciplina de Matemática é considerada difícil por muitos alunos, sobretudo para os encaminhados para atendimentos de reforço por apresentarem dificuldades que resultam em seu baixo desempenho. Um recurso atual para aprendizagem matemática está na integração deste conteúdo ao uso de tecnologias digitais, pois, além de promover diferentes possibilidades de aplicação por parte do professor, desperta o interesse dos alunos da geração atual. No entanto, na maioria das escolas que possuem computadores encontram-se professores não preparados para a integração das tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem, restringindo-se as atividades à disciplina de Informática. Apoiado na teoria piagetiana sobre a construção do conhecimento, o presente estudo objetivou conhecer as percepções de três professores e sete alunos (5º ano) sobre o uso dos jogos digitais e o ensino colaborativo para aprendizagem matemática. A pesquisa caracterizada como qualitativa ocorreu em quatro etapas: E1 - avaliação diagnóstica; E2 - aplicação de questionário antes da intervenção; E3 - aplicação da proposta (oito seções); e E4 - aplicação de questionário após a intervenção. Os resultados indicaram que tanto professores quanto alunos consideram efetivo o uso de jogos digitais e ensino por colaboração entre as disciplinas. Os alunos enfatizaram a experiência como divertida, diferente e legal. Concluiu-se que propostas colaborativas entre os professores com o uso de tecnologias são relevantes na prática educativa e fundamentais para que o conhecimento seja construído de modo compartilhado na escola.
Palavras-chave: Ensino Colaborativo. Aula de Informática. Tecnologias digitais. Matemática.
Abstract
Mathematics is considered to be a difficult subject-matter by many students, mainly for those directed to reinforcement care due to the fact that they present difficulties resulted from their low achievement. A current resource for learning mathematics is the integration of that content with the use of digital technologies, since, besides furthering different application possibilities on the teacher’s part, it arouses the interest of current generation students. However, in most of the schools which have available computers one finds out teachers who are not prepared for the integration of technologies with the processes of teaching and learning, being the activities restricted to the IT subject-matter. Based on Piaget’s theory about the working up of knowledge, this study was carried out to learn about the perception of three teachers and seven students (5th graders) on the use of digital games and the cooperative teaching for the purpose of learning mathematics. The research characterized as a qualitative one was carried out in four phases: E1- diagnostic assessment; E2 application of a questionnaire before the intervention; E3applicationof the proposal (eight sections); and E4 – application of a questionnaire after the intervention. The results showed that both the teachers and the students considered the use of digital games and the cooperation between the subject-matters as an effective tool. The students considered the experience as funny, different and cool. One came to the conclusion that cooperative proposals carried out among teachers with the use of technologies are relevant in the educational practice and basic for the working up of knowledge fully shared in schools
Keywords: Cooperative learning. IT classroom. Digital Technologies. Mathematics.
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