Um Design do Processo Formativo: Vivências, Teorias e Saberes do Professor que Ensina Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n3p245-252Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar os aspectos dos diferentes momentos e ações constituintes do design de um processo formativo, buscando compreender como um grupo de professoras sabe, pratica e ressignifica alguns assuntos matemáticos e o seu ensino. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou para a coleta de dados, questionário, gravação em vídeo dos encontros e protocolos das atividades das professoras participantes. Foram realizadas 40 horas de encontros quinzenais na universidade, durante seis meses. Participaram da formação 14 professoras: oito pedagogas que atuam nos anos iniciais e seis professoras de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A organização dos encontros se constituiu por um movimento cíclico, no sentido de uma espiral crescente, agregando ação-estudo-reflexão-intervenção-prática-na-escola. Esse movimento transformou os encontros em experiências produtivas, que alicerçavam e impulsionavam o grupo na busca de novas compreensões. O referencial teórico pautou-se nas ideias de Zeichner; Vergnaud; Ball, Thames e Phelps, entre outros estudos relacionados ao tema. A análise mostrou que as características desse design formativo e a constituição do grupo, principalmente pelo fato de as professoras terem participado como protagonistas do próprio processo de aprendizagem, contribuíram para que pudessem ressignificar o conhecimento do conteúdo matemático abordado de forma integrada aos conhecimentos do aluno e do ensino.
Palavras-chave: Formação Continuada. Conhecimento Profissional. Aprendizagem do Adulto. Diálogo Reflexivo. Prática Pedagógica
Abstract
This paper aims to present and analyze the aspects of the different moments and constitutive actions of the design of a formative process, trying to understand how a group of teachers knows, practices and re-signifies some mathematical subjects and their teaching. The qualitative research was used for the data collection, questionnaire, video recording of the meetings and the protocols of the activities of the participating teachers. Forty-four hours of fortnightly meetings were held at the university for six months. Fourteen teachers took part in the training, with eight pedagogues working in the initial years and six mathematics teachers from the final years of Elementary School. The organization of the meetings was constituted by a cyclical movement towards a growing spiral combining action-study-reflection-intervention-practice-in-school. This movement transformed the meetings into productive experiences that supported and encouraged the group in the search for new understandings. The theoretical framework was based on the ideas of Zeichner; Vergnaud; Ball, Thames and Phelps, among other studies related to the subject. The analysis showed that the characteristics of this formative design and the constitution of the group, mainly due to the fact that the teachers participated as protagonists of the learning process itself, helped to re-signify the knowledge of the mathematical content addressed in an integrated way to the student's knowledge and to the teaching.
Keywords: Continued Education. Professional Knowledge. Adult Learning. Reflexive Dialog. Pedagogical Practice.
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