As Contribuições do PIBID na Construção da Identidade Profissional do Educador Matemático da UFF, UFTM e UFJF
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p119-132Resumo
O presente artigo é um recorte de um projeto de pesquisa que investigou o processo de formação docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ). Aplicou-se questionário aos ex-bolsistas de iniciação à docência participantes das IES em estudo, com o objetivo de analisar as concepções de formação docente, identificar características, ações, impactos, opiniões e expectativas do processo de implementação do PIBID de Matemática das universidades. Como metodologias utilizaram-se, no recorte analisado neste texto, análise documental e de discurso dos discentes participantes da pesquisa, bem como a análise de dados multidimensionais, empregando o método de análise de similaridade aplicada ao discurso dos discentes, por meio do uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). Como conclusão, é possível afirmar que o PIBID da UFF, UFTM e UFJF promoveu a articulação e a aproximação entre a escola básica e a universidade; os licenciandos foram inseridos no seio da escola, promovendo uma formação na mão dos formadores (coordenadores de área e supervisores) através da relação dialética entre teoria e prática.
Palavras-chave: Educação. Formação de Professores de Matemática. Análise de Similaridade. PIBID.
Abstract
This article is a part of a research project that investigated the teacher training process within the Institutional Scholarship Program (PIBID) of Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) and Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ). A questionnaire was applied to ex-scholarship students participating in the HEIs under study, with the objective of analyzing the conceptions of teacher education, identifying characteristics, actions, impacts, opinions and expectations of the process of implementation of Mathematics PIBID of the universities. The methodologies used in the section analyzed in this text were documentary and discourse analysis of the students participating in the research, as well as the analysis of multidimensional data, using the method of analysis of similarity applied to discourse of the students, through the use of software CHIC (Hierarchical, Implication and Coesitive Classification). As a conclusion, it is possible to affirm that the PIBIDs of UFF, UFTM and UFJF promote the articulation and the approximation between the basic school and the university; the graduates were inserted into the school, promoting training in the hands of the trainers (area coordinators and supervisors) through the dialectical relationship between theory and practice.
Keywords: Education. Training of teachers of Mathematics. Similarity analysis. PIBID.
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