Desvendando Alturas Inacessíveis Por Meio do Teodolito e da Trigonometria

Autores

  • Emily de Vasconcelos Santos Universidade Estadual da Paraiba, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática. PB, Brasil.
  • Jaqueline Lixandrão Santos Universidad Federal de Pernambuco. PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p234-243

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de uma atividade prática desenvolvida com alunos do Ensino Médio, visando a compreensão e a representação de conceitos geométricos e trigonométricos presentes em situações da vida cotidiana dos estudantes. A intervenção didática foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), discentes de Licenciatura em Matemática, e pelo professor supervisor de área, que também era o docente titular da turma. Sua realização aconteceu em uma Escola Estadual, localizada na cidade de Cuité/PB, em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, nos meses de julho e agosto de 2015. Com auxílio do instrumento teodolito e dos conceitos trigonométricos, os alunos conseguiram medir alturas inacessíveis de algumas estruturas que faziam parte da cidade em que residiam e da escola em que estudavam, percebendo, com isso, a importância das relações trigonométricas para a determinação das alturas encontradas. Observou-se que a demonstração da fórmula utilizada para mensurar as alturas contribuiu para que os alunos compreendessem conceitos geométricos e trigonométricos. Além disso, entende-se que a experiência relatada reforça a importância do uso de diversos instrumentos de medidas, como o teodolito, nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Eles favorecem o processo educativo dos referidos conceitos, visto que possibilitam a contextualização de seu ensino em situações presentes na rotina dos alunos e dinamizam a ação docente.

Palavras-chave: Altura. Trigonometria. Geometria. Teodolito.

Abstract
This work reports a practical activity developed with students of High School, aiming at comprehending and representing geometric and trigonometric concepts experienced in situations of students’ daily life. The didactic intervention was developed by grant holders from the Institutional Program of Scholarship for teaching initiation (Pibid), undergraduate students in Mathematics, and the area supervisor, who was also the class teacher. It took place in a Public State School, located in the city of Cuité / PB, in a second year class of the Secondary School,  in the months of July and August of 2015. With the aid of the instrument theodolite and trigonometric concepts, the students were able to measure inaccessible heights of some structures that were part of the city where they lived and the school where they studied, thereby realizing the importance of trigonometric relations for determining the heights found. It was noted that the demonstration of the formula used to measure the heights contributed for the students to understand geometric and trigonometric concepts. In addition, it is understood that the reported experience reinforces the importance of the use of different instruments of measures, such as the theodolite, in High School Mathematics classes. They are helpful in the educational process of acquiring these concepts, since they allow the contextualization of their teaching in situations that are part of the students’ routine and dynamize the teaching activity.

Keywords: Height. Trigonometry. Geometry. Theodolite.

Biografia do Autor

Emily de Vasconcelos Santos, Universidade Estadual da Paraiba, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática. PB, Brasil.

Estudante de Mestrado em Educação Matemática

Curso - Licenciatura em Matemática

Área - Ensino de Matemática

Jaqueline Lixandrão Santos, Universidad Federal de Pernambuco. PE, Brasil.

Professora do Magistério Superior

Curso - Licenciatura em Matemática

Área - Ensino de Matemática

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Santos, E. de V., & Santos, J. L. (2019). Desvendando Alturas Inacessíveis Por Meio do Teodolito e da Trigonometria. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 12(2), 234–243. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p234-243

Edição

Seção

Artigos