Possibilidades de Interfaces na Formação de Professores: Apontamentos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p83-98Resumo
Mobilizados pelo interesse na docência, temos questionado os diferentes lugares de formação do professor no Brasil. As políticas internas e a cultura acadêmica nem sempre reconheceram a legitimidade de algumas iniciativas, responsabilizando individualmente o professor por sua formação. Nessa investigação procuramos compreender o espaço de formação proporcionado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), e como ele vem sendo integrado a outros espaços de formação do Curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo do programa é preparar alunos de licenciatura para uma prática docente de qualidade, voltada para o ensino das instituições públicas de ensino básico. Esse texto foi marcado por um processo de reflexão e discussão sistemático e coletivo, que favoreceu a busca de melhores condições para a formação de professores de matemática.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Matemática. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Saberes e Práticas Educativas.
Abstract
Mobilized by interest in teaching, we have questioned the different places of teacher education in Brazil. Internal policies and academic culture is not always recognized the legitimacy of some initiatives, so, the teacher is individually responsible for their formation. In this research we seek to understand the scope of training provided by the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID). The goal of the program is to prepare undergraduate students for practice, quality-oriented education of the public institutions of education. This text was marked by a process of systematic and collective reflection and discussion, which favored the search for better conditions for the formation of mathematics teachers.
Keywords: Initial Training of Teachers of Mathematics; Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching, Knowledge and Educational Practices.
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