Material Manipulativo na Prática Docente em Matemática: Percepções dos Bolsistas do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p67-82Resumo
Este trabalho objetiva analisar as contribuições que o uso de materiais manipuláveis durante o Pibid trouxe para a prática docente em Matemática dos bolsistas, com a intenção de promover reflexões sobre a formação de professores de Matemática. Nesse contexto, procura-se identificar quais são as percepções geradas pelos bolsistas durante a participação no programa e na prática docente sobre os materiais manipuláveis. Assim, primeiramente disserta-se a respeito dos materiais manipuláveis no ensino da Matemática, englobando sua definição, função, contexto histórico e utilização. Após, discute-se sobre o Pibid e suas atribuições na formação de professores. A pesquisa realizada neste trabalho caracteriza-se como qualitativa, considerando e interpretando as opiniões e discursos dos bolsistas acerca do assunto. O público-alvo desta pesquisa foram os bolsistas do Pibid, subprojeto de Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul que lecionam ou já lecionaram na rede básica de ensino no período de 2014 - 2017. Ainda, a pesquisa ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, guiadas por um roteiro. Como resultado, constatou-se que, os bolsistas estiveram em constante contato com os materiais manipuláveis durante a participação no Pibid. Neste processo, os bolsistas tiveram a oportunidade de usar estes materiais com os alunos, gerando experiências em sala de aula. Pôde-se perceber que os bolsistas reconheceram e utilizaram estes recursos como um meio de auxílio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Dessa maneira, identificou-se a existência de contribuições no exercício docente, bem como nas reflexões sobre o ensino da Matemática.
Palavras-chave: Materiais Manipuláveis. Pibid. Formação de Professores. Matemática.
Abstract
This paper aims to examine the contributions that the manipulable materials brought to the scholars of Matchematic teaching practices during the Pibid, with the intention to promote feedback about Mathematics Teacher Training. In this context, seeks to identify the perceptions generated by scholars during their participation on the program and on teaching practices about manipulable materials. Therefore, in the first moment it is reported about the manipulable materials at the Mathematics Teaching, including its definition, function, historical context and utilization. After, it is explained about Pibid and its role in teacher training. The research carried out in this paper is characterized as qualitative, considering and interpreting the scholars' opinions and speeches about the subject. The public target of this research were the scholars of Pibid, Mathematics subproject at IFRS – Caxias do Sul Campus, who teach or have taught in basic education in the period from 2014 to 2017. The research took place through individual semi-structured interviews, guided by a script. The results showed that the scholars were in constant contact with manipulable materials during participation in Pibid. In this process, the scholars had the opportunity to use these materials with students, creating experiences in the classroom. Noticed that the scholars have identified and utilized these resources to aid in the teaching-learning process of the students. That way, was identified the contributions in teaching practice, as well as reflections on mathematics teaching.
Keywords: Manipulable Materials. Pibid. Teacher training. Mathematics.
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