O Papel do Educador no Favorecimento da Argumentação no Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p172-182Resumo
Este estudo visa analisar os propósitos e ações da professora-monitora para o favorecimento da argumentação entre sete discentes participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante uma atividade experimental investigativa que buscava discutir os conceitos de área e perímetro, tanto como objeto geométrico quanto grandeza. Para tanto, utilizaremos as ideias teóricas de Sasseron (2013) acerca das intenções e atitudes que o educador pode desenvolver em sala de aula para possibilitar o debate de ideias e surgimento de argumentos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, sendo utilizada a Análise de Conteúdo para interpretação das informações levantadas a partir de videogravações. O espaço investigado é considerado um ambiente de educação não-formal destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas percebemos que nossas intervenções como professora-monitora auxiliaram no surgimento da argumentação e na construção do conhecimento matemático, pois foi por meio das perguntas colocadas e de algumas contraposições de ideias, que os educandos puderam desenvolver os passos investigativos necessários para solução do problema, assim como criar argumentos bem estruturados e com qualidade.
Palavras-chave: Educação Matemática. Argumentação. Propósitos e Ações do Educador.
Abstract
This study aims to analyze the purposes and actions of the teacher-monitors to favor the argumentation among seven students participating
of the Science Club “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, during an experimental investigative activity that sought to discuss concepts of area and perimeter both as geometric object and magnitude. For so much, we will use the theoretical ideas of Sasseron (2013) about the intentions and attitudes that the educator can develop in the classroom to enable the debate of ideas and arguments. The research is characterized as qualitative, using Content Analysis to interpret the information gathered from video recordings. The space investigated is considered an environment of non-formal education destined to the teaching, research and extension of didactic actions directed to Sciences and Mathematics. During the analyzes we realized that our interventions as teacher-monitor helped in the emergence of argumentation and in the construction of mathematical knowledge, because it was through the questions posed and some oppositions of ideas that the students were able to develop the investigative steps necessary to solve the problem, as well as to create well-structured and quality arguments.
Keywords: Mathematics Education. Argumentation. Purposes and Actions of the Educator.
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