A Gestão do Conteúdo, do Ensino e da Aprendizagem segundo licenciandos de Matemática integrantes do Programa PIBID
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n3p361-368Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação com licenciandos em Matemática de uma Universidade pública do norte do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Com base nos pressupostos da Matriz (3x3), um instrumento teórico-metodológico que possibilita investigar as relações epistêmicas, pessoais e sociais do professor com a gestão do conteúdo, do ensino e da aprendizagem, foram realizadas entrevistas com os participantes que após serem transcritas, codificadas e classificadas, evidenciaram que a preocupação dos mesmos incidiu sobre a gestão do ensino, predominantemente, e, depois, sobre as gestões do conteúdo e da aprendizagem de seus futuros alunos.
Palavras-chave: PIBID. Matriz (3x3). Formação Inicial de Professores de Matemática.
Abstract
This paper presents the results of research with mathematics undergraduates from a public University of northern Paraná, members of the Institutional Program for Scholarships for beginner Teachers (PIBID). Based on the assumptions of a Matrix (3x3), a theoretical and methodological tool that enables investigation of the epistemic, personal and social relationships between a teacher and the management of content, teaching and learning, interviews were conducted with the participants which, after being transcribed, coded and classified, demonstrated that their concerns related primarily to the management of teaching, followed by content management and finally on managing the learning of their future students.
Keywords: PIBID. Matrix (3x3). Initial Training of Mathematics Teachers.
Referências
ARRUDA, S. M., LIMA, J. P. C., PASSOS, M. M. (2011). Um novo Instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 139-160. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/download/265/243>. Acesso em: 11 nov. 2014.
BOGDAN, R., BIKLEN, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto.
CHARLOT, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.
CHEVALLARD, Y. (2005). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor.
D’Ambrósio, B. S., D’Ambrósio, U. (2006). Formação de Professores de Matemática: professor-pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB. V. 1, no 1, p. 75-85, jan./abr.
ESTRELA, M. T. (2002). Relação Pedagógica Disciplina e Indisciplina na aula. Lisboa. Portugal: Porto Editora.
GAUTHIER, C., MARTINEAU, S., DESBIENS, J. F., MALO, A., SIMARD, D. (2006). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí.
MOURA, M. O. de, ARAÚJO, E. S., NORETTI, V, D., PANOSSIAN, M. L., RIBEIRO, F. D. (2010). Atividades Orientadores de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n.29, p. 205-229.
TARDIF, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.