Análise dos Erros de Crianças Surdas na Recitação da Sequência Numérica: Relações Entre Formas de Pensar e de Representar em Libras
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p80-85Resumo
Erros expressam modos de raciocinar sobre um objeto de conhecimento. Sua análise pode revelar a lógica subjacente na organização intelectual dos indivíduos. Considerando-se o erro como fonte de informação acerca do raciocínio dos indivíduos, a presente investigação objetiva caracterizar e interpretar os tipos de erros apresentados por crianças surdas no conhecimento da sequência numérica em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Participaram estudantes surdos, cursando do 1º ao 3º ano do ensino fundamental em uma instituição bilíngue (Libras/Português do Brasil). As análises revelaram aumento do conhecimento numérico ao longo dos anos escolares, como refinamento dos erros cometidos. A representação numérica em Libras também esteve relacionada a alguns dos erros cometidos, mostrando a influência do conhecimento linguístico na construção da cadeia numérica.
Palavras-chave: Libras. Crianças Surdas. Sequência Numérica.
Abstract
Errors express ways of reasoning about an object of knowledge. Its analysis can reveal the underlying logic in the intellectual organization of individuals. Thus, considering errors as source of information about the reasoning of individuals and their ways of thinking, the present research aims to characterize and interpret the types of errors presented by deaf children, in relation to the knowledge of the numerical sequence in Brazilian Sign Language (LIBRAS). Deaf students, from 1st to 3rd year, attended a bilingual institution (LIBRAS / Brazilian Portuguese). The results revealed an increase in numerical knowledge throughout the school years as well as refinement of the errors made. The numerical representation in LIBRAS was also related to some of the errors, showing the influence of the linguistic knowledge in the construction of the numerical chain.
Keywords: Brazilian Sign Language. Deaf Children. Numerical Sequence.