Editorial JIEEM v. 10, n. 2, 2017
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n2p61-64Resumo
Este número especial do periódico Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM traz os artigos elaborados pelos pesquisadores que compuseram o grupo de palestrantes do III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática - SBPEM, realizado em 2016. Este simpósio aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em Ilhéus, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM, com colaboração do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática - NUPEM. O seu objetivo foi discutir a contribuição da Psicologia para a Educação Matemática para um ensino de qualidade na educação básica, no sentido de tornar significativa a aprendizagem dos estudantes, com impacto em seu desenvolvimento pessoal e em sua inserção social. O Simpósio teve ainda como objetivos específicos: (i) promover discussões de natureza teórica acerca da contribuição da Psicologia para a Educação Matematica; (ii) promover discussões de natureza empírica derivadas de pesquisas no campo da Psicologia da Educação Matemática ou que com ele interage; (iii) promover discussões sobre temas atuais e relevantes para o ensino, aprendizagem e avaliação do conhecimento matemático; (iv) promover o intercâmbio entre pesquisadores de renome nacional e, desses, com pesquisadores estrangeiros de renome internacional, que de várias formas dialogam com a Psicologia da Educação Matemática.