Cálculo Diferencial e Integral e o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: uma Discussão de Pesquisas nos Últimos Onze Anos
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n2p145-159Resumo
Os conceitos de Cálculo Diferencial e Integral são estudados em diversos cursos do Ensino Superior, como por exemplo, Engenharias, Química, Ciência da Computação, Administração, Biologia, Física, Matemática, dentre outros. Nos últimos onze anos, diversas pesquisas foram realizadas com foco nos processos de ensino e/ou de aprendizagem de Cálculo e em muitas se anuncia que foram motivadas pelos índices de reprovação nesta disciplina. Neste artigo, o objetivo é apresentar e analisar pesquisas desenvolvidas nos últimos onze anos, cujo objeto de investigação é o ensino e/ou a aprendizagem de Cálculo em espaço presencial e/ou virtual, no Ensino Superior, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e refletir sobre a problemática do ensino e da aprendizagem de Cálculo com uso de TDIC, em especial com momentos à distância, a partir do cenário evidenciado por essas pesquisas. O estudo foi realizado a partir de uma busca no banco de teses e dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações, tendo como resultado final vinte pesquisas sobre o tema, que foram analisadas nesse artigo. Esse cenário de pesquisas evidencia que o uso de tecnologias digitais pode ser um caminho para a superação de algumas dificuldades na aprendizagem do Cálculo. E um desafio para pesquisas sobre essa temática/problemática é considerar a possibilidade da aprendizagem móvel, ou M-learning, da aprendizagem ubíqua, ou u-learning, afinal os alunos do Ensino Superior estão cada vez mais com a tecnologia digital em suas mãos, acessível a qualquer momento, em vários espaços.
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral I. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Espaço Presencial. Espaço Virtual.
Abstract
The concepts of Differential and Integral Calculus are studied in several courses of Higher Education, such as in Engineering, Chemistry,
Computer Science, Administration, Biology, Physics, Mathematics, among others. In the last eleven years, several researches have been
conducted focusing on the teaching and / or learning process of Calculus, and in many, it is announced that they were motivated by the failure
rates in this discipline. In this article the objective is to present and analyze researches developed in the last eleven years whose object of
research is the teaching and / or learning of Calculus in presence and / or virtual space in higher education, using Digital Information and
Communication Technologies ( TDIC), and to reflect on the teaching and learning of Calculus using TDIC, especially with moments at a
distance, based on the scenario evidenced by these studies. The study was carried out from a search of the thesis and dissertation bank of
Capes and the Brazilian Digital Library of theses and dissertations, with the result of twenty researches on the subject, which were analyzed in
this article. This research scenario shows that the use of digital technologies can be a way to overcome some difficulties in learning Calculus.
And a challenge for research on this issue / problem is to consider the possibility of mobile learning, or M-learning, ubiquitous learning, or
u-learning, after all Higher Education students are increasingly with digital technology at their fingertips, Accessible at any time, in various
spaces.
Keywords: Differential and Integral Calculus I. Digital Information and Communication Technology. Face-to-Face Space. Virtual Space.
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