A Interação de Aspectos Algorítmicos, Intuitivos e Formais e o Desenvolvimento de Processos do Pensamento Matemático Avançado na Aprendizagem Matemática

Autores

  • William Vieira Instituto Federal de São Paulo
  • Vera Helena Giusti de Souza Universidade Estadual de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. SP, Brasil.
  • Roberto Seidi Imafuku Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Stricto Sensu, Educação Matemática. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p228-236

Resumo

Apresentamos uma situação de aprendizagem matemática na qual pode-se observar o desenvolvimento de processos do Pensamento MatemáticoAvançado como representação, tradução,  visualização e generalização e o papel que a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais desempenha no desenvolvimento desses processos.

Palavras-chave: Pensamento Matemático Avançado; Aspectos algorítmicos, intuitivos e formais.

Abstract
We present a situation of mathematics learning in which one can observe the development of Advanced Mathematical Thinking processes as representation, translation, visualization and generalization and the role the interaction of algorithmic, intuitive and formal aspects plays in the development of these processes.

Keywords: Advanced Mathematical Thinking; Algorithmic, intuitive and formal aspects.

Biografia do Autor

William Vieira, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Matemática

Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus São Roque

Vera Helena Giusti de Souza, Universidade Estadual de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. SP, Brasil.

Doutora em Educação Matemática

Professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME - USP

Roberto Seidi Imafuku, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Stricto Sensu, Educação Matemática. SP, Brasil.

Mestre em Educação Matemática

Professor do Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Vieira, W., Giusti de Souza, V. H., & Imafuku, R. S. (2018). A Interação de Aspectos Algorítmicos, Intuitivos e Formais e o Desenvolvimento de Processos do Pensamento Matemático Avançado na Aprendizagem Matemática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 10(3), 228–236. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2017v10n3p228-236

Edição

Seção

Artigos