Uma ‘Aritmética Para Ensinar’ no Curso Primário: Orientações nos Manuais para o Ensino de Multiplicação
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p64-71Resumo
Como se dá o processo de constituição de uma aritmética para ensinar no curso primário a partir da leitura de orientações dadas aos professores nos manuais pedagógicos (1880 – 1970)? Buscando por respostas a esta questão maior, a pesquisa de doutorado traz um primeiro resultado tendo como foco as orientações para o ensino de multiplicação. Que multiplicação para ensinar se configura no final do século XIX e início do século XX nos manuais pedagógicos? Para tanto, a pesquisa se pautou em autores que colocam os saberes no centro das profissões de ensino e de formação. A extração de elementos a partir da análise das orientações nos manuais e a ligação destes com o que os referenciais denominam ‘saberes para ensinar’ proporcionaram uma leitura da multiplicação para ensinar que se estabelece no período. A perspectiva é de que ao longo do tempo, com a análise de outros manuais e de outros saberes a ensinar, o processo de constituição de uma aritmética para ensinar possa ser revelado.
Palavras-chave: aritmética escolar; formação de professores; história da educação matemática
Abstract
How does happen the constitution process of a ‘arithmetic for teaching’ in the primary school fron the reading of guidelines given to the teachers in manuals teaching (1880 – 1970) ? Looking for answers to this larger question, the doctoral research brings a first result focused guidelines for teaching multiplication. That multiplication for teaching is configured in the late 19th and early 20th century teaching manuals? Thus, the research was based on authors who prioritize knowledge and put them at the heart of the profession of teaching and training. The extraction of elements from the analysis of the guidelines in the manuals and the connection with what the references are called ‘ savoirs pour enseigner ‘ provided a reading of multiplication to teach that is established in the period. It is thought to be possible that over time, with the analysis of other manuals and other knowledges to teaching, the establishment of a arithmetic for teaching process can be revealed.
Keywords: school arithmetic; teacher training; history of mathematics education.