Reorganização da Instrução Pública em Santa Catarina: Saberes Matemáticos no Programa dos Grupos Escolares de 1920
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n1p80-87Resumo
Este texto tem como objetivo analisar o Programa de Ensino dos Grupos Escolares de 1920 de Santa Catarina, privilegiando conteúdos e métodos prescritos relativos aos saberes matemáticos. A partir dos estudos de Valente (2015, 2016) e Trouvé (2008), são tomadas as categorias elementar e rudimentar caracterizadas por Condorcet e Pestalozzi. Arrolando demais documentos normativos e dialogando com as pesquisas realizadas no âmbito da história da educação e da história da educação matemática traçou-se um cenário educacional catarinense. Evidenciamse as características do método intuitivo, com os exercícios práticos que desenvolvem o raciocínio dos alunos, a matéria “lições de coisas” com a utilização de objetos e o uso de instrumentos associados à vida diária dos alunos. Sendo a natureza do ensino dos saberes matemáticos, rudimentares.
Palavras-chave: Saber matemático. Elementar. Rudimentar. Condorcet. Pestalozzi.
Abstract
This text aims to analyze the Program of Teaching of School Groups of 1920 of Santa Catarina, privileging contents and prescribed methods related to mathematical knowledge. From the studies of Valente (2015, 2016) and Trouvé (2008), the elementary and rudimentary categories characterized by Condorcet and Pestalozzi are taken. Listing other normative documents and dialoguing with the researches carried in the context of the history of education and the history of mathematical education a Santa Catarina educational scenario was traced. They are evidenced the characteristics of the intuitive method, with the practical exercises that develop students’ reasoning, the subject “lessons of things” with the use of objects and the use of instruments associated with the daily life of students. Being the nature of the teaching of mathematical, rudimentary
Keywords: Know mathematical. Elementary. Rudimentary. Condorcet. Pestalozzi